A negociação do acesso ao Benefício de Prestação Continuada por crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus em Pernambuco

Autores

  • Silvana Sobreira de Matos
  • Marion Teodósio de Quadros
  • Ana Cláudia Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.3993

Palavras-chave:

Zika, Síndrome Congênita do Zika Vírus ”“ SCZ, deficiência, Benefício de Prestação Continuada, Estado

Resumo

O estado de emergência em saúde pública decorrente da epidemia do Zika vírus no Brasil, especificamente na Região Nordeste e no Estado de Pernambuco, mobilizou o sistema de saúde, da assistência social, o campo científico e jurídico, num esforço conjunto para responder à população e as agências internacionais sobre o nascimento de crianças com microcefalia (Síndrome Congênita do Zika Vírus - SCZ). Neste artigo, fazemos uma análise do Benefício de Prestação Continuada ”“ BPC, a partir da lei que priorizou o seu acesso a crianças acometidas pelo Zika Vírus no Instituto Nacional do Seguro Social ”“ INSS. A partir do método etnográfico, buscamos compreender as particularidades relacionadas à Emergência em Saúde Pública e ao modelo social de deficiência, sob a influência do BCP, que entram em pauta para o entendimento da epidemia. Em seguida, abordamos como se dão as negociações dos diferentes atores do processo ”“ famílias atingidas pela SCZ, INSS, judiciário ”“ no acesso ou não ao BPC e evidenciamos que a deficiência tem sido relativizada em detrimento do critério da pobreza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-19

Como Citar

Matos, Silvana Sobreira de, Marion Teodósio de Quadros, e Ana Cláudia Rodrigues da Silva. 2020. “A negociação Do Acesso Ao Benefício De Prestação Continuada Por crianças Com Síndrome Congênita Do Zika Vírus Em Pernambuco”. Anuário Antropológico 44 (2):229-60. https://doi.org/10.4000/aa.3993.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.