O ALINHAMENTO TEORICO DA OBRA LITERÁRIA DE ARNALDO GODOY COM A ESCOLA DE CONSTANÇA E A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: UM LITERATO HUMANISTA E INTERDISCIPLINAR!
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i3.23565Palavras-chave:
Arnaldo Godoy, Direito Literatura, Escola Constança, Teoria da Recepção.Resumo
Este artigo é uma análise da obra: Direito, Literatura e Cinema - Inventário de Possibilidades, lançado pela editora Quartier Latin, no ano de 2011, do autor Arnaldo Godoy, demonstrando-se sua aproximação com a Escola de Constança e a teoria da estética recepção. Para tanto foi utilizado o método de revisão bibliográfica e principalmente a técnica hipotética dedutiva para se realizar as ilações entre o texto pesquisado e suas repercussões literárias e jurídicas. Salienta-se que a intenção foi fornecer uma crítica literária e jurídica da interdisciplinaridade apresentada por aquele literato brasileiro.
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, [1936] 2002.
CANCLINI, Néstor García. A sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Ouro Sobre Azul, 2004.
COUTINHO, Eduardo F.; CARVALHAL, Tânia Franco. (Orgs.). Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltersin Dutra; [Revisão de tradução João Azenha Jr.]. São Paulo: Martins Fontes, 2006. (Biblioteca universal)
GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito, Literatura e Cinema: Inventário de possibilidades. São Paulo: Quartier Latin, 2011.
____. O caso do julgamento dos membros da f.o.m (amigos da humanidade). In: REPATS, v. 4. n. 2, jul/dez, 2017. Brasília. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/REPATS/article/view/8916/pdf> Acesso em: 29 dez. 2018.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Serenidade, presença e poesia. Seleção e Tradução de Mariana Lage. ”“ Belo Horizonte, MG: Relicário Edições, 2016.
HABERMAS, Jürgen. Era das Transições. Tradução de Flávio Beno Siebneichler Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.