SOBRE DUAS CENAS FANTÁSTICAS - AS AFINIDADES ELETIVAS DE GOETHE E O PRAZER E A PENITÊNCIA DE SILVINA OCAMPO
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i2.38284Palavras-chave:
Insólito, Narrativa fantástica, Goethe, Silvina OcampoResumo
A ideia do artigo é analisar a exposição de cenas fantásticas no Romance As afinidade eletivas de Goethe e no conto O prazer e a penitência de Silvina Ocampo. Nas duas obras literárias focalizamos o exame no papel do jogo entre castigo e desejo, prazer e penitência e suas consequências no interior das obras. Nesse sentido, a fisionomia insólita das crianças encontradas nas obras sinaliza imagens que unem real e fantástico. O argumento central é que no romance de Goethe e no conto de Silvina Ocampo a forma narrativa fantástica emerge da junção entre real e fantástico, sobretudo ao congregar no interior das tramas condicionantes que permeiam de possibilidades as narrativas a partir de um jogo entre fantasia e mistério. A fina tessitura que marca o trânsito da imagem de assombro presente nos textos literários e as narrações do cotidiano nas obras são representativas da imposição das incertezas e dos mistérios como atributos da forma do relato fantástico.
Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. Escritos sobre arte. In: Alguns caricaturistas estrangeiros: Hogarth - Cruikshank - Goya - Pinelli - Brueghel. São Paulo: Imaginário, 1998.
BESSIÈRE, Irène. El relato fantástico: forma mixta de caso y adivinanza. In: Teorías de lo fantástico. Madrid: Arco/Libros. 2001.
BIOY CASARES, Adolfo; Borges, Luis; OCAMPO, Silvina. Antologia da literatura fantástica. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BORGES, Luis. El arte narrativo y la magia. Buenos Aires: Sur - Revista Trimestral. 1932.
GOETHE, Johann Wolfgang von. As afinidades eletivas. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2014.
OCAMPO, Silvina. O prazer e a penitência. In: A fúria e outros contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
TODOROV, Tzvetan. Introducción a la literatura fantástica. México: Editora Premia. 1981
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Água Viva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.