O REALISMO ANIMISTA EM AS ANDORINHAS, DE PAULINA CHIZIANE E EM HISTÓRIAS DE LEVES ENGANOS E PARECENÇAS, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i3.26272Palavras-chave:
Conceição Evaristo. Cultura Africana. Paulina Chiziane. Realismo animista.Resumo
Este artigo tem por objetivo pontuar as semelhanças na escrita das autoras Paulina Chiziane e Conceição Evaristo, no que toca ao uso do realismo animista na composição de suas obras. A análise dos textos será fundamentada na teoria do realismo animista proposta por Harry Garuba em seu ensaio “Explorações no Realismo Animista: notas sobre leitura e escrita da literatura, cultura e sociedade africana”, bem como de outros artigos e dissertações que tratam do tema.
Downloads
Referências
CHIZIANE, Paulina. As andorinhas. Belo Horizonte: Nandyala, 2013.
EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
GARUBA, Harry. Explorações no realismo animista: notas sobre a leitura e a escrita da literatura, cultura e sociedade africana. Tradução de Elisângela da Silva Tarouco. Nonada Letras em Revista, Porto Alegre, n.19, ano 15, p.235-256, 2012.
RODRIGUES, Selma Calasans. O fantástico. São Paulo: Ática, 1988.
SÁ, Márcio Cícero de. Da literatura fantástica (teoria e contos). 2003. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.