A IMPORTÂNCIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DE CIENTISTAS E NA PRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i2.38282Palabras clave:
Ficção Científica, Ensino de ciências, Carl Sagan, Isaac AsimovResumen
Quando se pensa em ficção científica, é comum se pensar em cientistas loucos, laboratórios remotos e experimentos excêntricos. Seja ao cunhar novos termos ou deslumbrar gerações mais jovens com a ciência por trás da história, a ficção científica é uma ferramenta útil e subutilizada, que pode ser aplicada tanto no ensino de ciências à crianças e adolescentes, como na divulgação científica de novos conceitos e teorias. Neste artigo, analisaremos a vida de dois ícones da ciência e da ficção científica do século passado, Carl Sagan e Isaac Asimov, e como a ficção científica moldou sua forma de pensar, influenciou o direcionamento científico de suas carreiras e embasaram suas previsões proféticas de tecnologias e descobertas científicas. Partindo dessa análise biográfica, é traçado um paralelo entre a ficção científica como elemento crucial na formação do interesse científico de ambas as personalidades e é levantada a validade da ficção científica como forma de ensinar e divulgar ciência. Por fim, vemos um breve levantamento de cursos reais que empregam a ficção científica como base para o entendimento e produção da ciência e como eles têm revolucionado o ensino em diferentes etapas educacionais.
Descargas
Citas
ALDISS, Brian W. Science Fiction’s Mother Figure. In: ALDISS, Brian W. The Detached Retina: Science Fiction and Fantasy. New York. Syracuse University Press. 1995. p. 52-86.
ASIMOV, Isaac. I. Asimov: A Memoir. New York. ed: Doubleday. 1994.
ASIMOV, Isaac. Visit to the World's Fair of 2014. New York Times. New York. 16 de Agosto de 1964. Disponível em: https://archive.nytimes.com/www.nytimes.com/books/97/03/23/lifetimes/asi-v-fair.html .Acesso em: 02 de maio de 2021.
ASIMOV, Janet Jeppson. Catalogue of Books Isaac Asimov. In: Isaac Asimov. I. Asimov: A Memoir. New York. ed: Doubleday. 1994.
ASIMOV, Janet Jeppson. Epilogue. In: ASIMOV, Isaac. It's Been a Good Life. New York. ed: Prometheus. 2009.
BRUECKNER, Sophia; NOVY, Daniel. Why Today's Inventors Need to Read More Science Fiction. [Entrevista concedida a] Rebecca J. Rosen. The Atlantic, 2013. Disponível em: <https://www.theatlantic.com/technology/archive/2013/09/why-todays-inventors-need-to-read-more-science-fiction/279793/>. Acesso em: 09 de maio de 2021.
DAVIDSON, Keay. Carl Sagan: A Life. New York: ed. John Wiley & Sons. 1999.
GERNSBACK, Hugo. A New Sort of Magazine. Amazing Stories. New York. vol. 01. nº 01. Abril, 1926.
MURPHY, Robin R.; WOODS, David D. Beyond Asimov: The Three Laws of Responsible Robotics. IEEE intelligent systems. 24, no. 4. Julho. 2009. p. 14-20. Disponível em: <http://www.inf.ufrgs.br/~prestes/Courses/Robotics/beyond%20asimov.pdf>. Acesso em: 02 de maio de 2021
NEVES, Marcos Cesar Danhoni et al. Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching. Revista Ciências Exatas e Naturais, Ano 1, no. 2, p. 91-101. Jan/Jun 2000. Disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/viewFile/534/702> Acesso em: 09 de maio de 2021
PIASSI, Luis Paulo de Carvalho. Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sociocultural. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, University of São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122007-110755/en.php>. Acesso em: 10 de maio de 2021.
RAMACHANDRA, Adilson Silva. Nota do Editor sobre a Origem do Termo Ficção Científica. In: ROBERTS, Adam. A verdadeira história da ficção científica: do preconceito à conquista das massas. Tradução Mário Molina. São Paulo. ed: Seoman. 2018. não p.
SAGAN, Carl. Growing Up With Science Fiction. New York Times. New York. 28 de Maio de 1978. SM. p. 7. Disponível em: <https://www.nytimes.com/1978/05/28/archives/growing-up-with.html>. Acesso em: 23 de abril de 2021.
SAGAN, Carl. O Mundo Assombrado Pelos Demônios. São Paulo. ed: Companhia das Letras. 2006.
SILVA, Rosimeire Cardoso Faria Soares. Histórias Para Ler O Mundo. Orientador: Dennis de Oliveira. 2011. 27 f. TCC (Pós-Graduação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://celacc.eca.usp.br/sites/default/files/media/tcc/294-987-1-PB.pdf>. Acesso em: 12 de abril de 2021.
SOUTHWORTH, Tom. Modern Physics and Science Fiction A mini-unit for high school physics." The Physics Teacher 25, no. 2 p. 90-91, (1987). Disponível em: <https://aapt.scitation.org/doi/10.1119/1.2342168>. Acesso em: 09 de maio de 2021.
TAVARES, Braulio. Prefácio à Edição Brasileira. In: ROBERTS, Adam. A verdadeira história da ficção científica: do preconceito à conquista das massas. Tradução Mário Molina. São Paulo. ed: Seoman. 2018. não p.
THÉVENON, Marie. Using Science Fiction as a Teaching Tool in ESP Classes for Science Students. ILCEA. Revue de l’Institut des langues et cultures d'Europe, Amérique, Afrique, Asie et Australie, nº 31, 2018. Disponível em: <https://journals.openedition.org/ilcea/4688>. Acesso em: 10 de maio de 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Água Viva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.