O desenvolvimento do Letramento Crítico no Ensino Médio:

Uma proposta para aulas de Língua Portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v7i2.37894

Palabras clave:

Ensino de Língua Portuguesa, Letramento Crítico, Letramento literário

Resumen

O presente artigo é um relato de experiência acerca do desenvolvimento do projeto de pesquisa “Literatura e outras artes: formações discursivas e construção de sentido na contemporaneidade”, realizado no âmbito do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves. As atividades foram realizadas através de encontros virtuais periódicos com estudantes de Ensino Médio Integrado ao Técnico. Neste sentido, os objetivos deste artigo consistem em relatar a nossa experiência durante o período do projeto e discorrer sobre o trabalho com a teoria e o texto literário no Ensino Médio, analisando as mediações possíveis no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia consistiu na leitura e discussão tanto de textos teóricos da área da Linguística (Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso) e da Literatura (Letramento Crítico e Letramento Literário), quanto de textos ficcionais, sobretudo contos. Em síntese, foi possível perceber que mesmo no Ensino Médio é possível o trabalho com conceitos teóricos e a formulação de profícuas relações intertextuais entre obras ficcionais. Também observou-se que o contato com tais textos, juntamente com as discussões realizadas ao longo do projeto, aumentaram o repertório cultural dos estudantes e sua criticidade frente aos diferentes discursos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amália Cardona Leites, Instituto Federal Catarinense

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Espanhola e respectivas Literaturas, pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do grupo de pesquisa Educação, Experiências Docentes e Direitos Humanos, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Ingrid Cacciamani, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Meio Ambiente no Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Maisa Malavolta, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Meio Ambiente no Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Citas

ARRAES, Jarid. Viração de tempo. In: Redemoinho em dia quente. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019. p. 60-61

ASSIS, Machado de. O espelho. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994.v.II. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1948> Acesso em 16 set. 2020.

BEI, Aline. O peso do pássaro morto. São Paulo: Nós, 2017.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>Acesso em 15 jan. 2020.

BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf>. Acesso em 02 fev. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio) – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf> Acesso em 04 fev. 2020.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011. p. 171-193

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: Coleção explorando o ensino - Literatura. Vol. 20. Brasília: Ministério da Educação. p. 55-68. 2010.

DRUMMOND, Carlos Andrade de. A doida. In: Contos de Aprendiz. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 29- 35

ENRIQUEZ, Mariana. As coisas que perdemos no fogo. In: As coisas que perdemos no fogo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.

EVARISTO, Conceição. Duzu-Querença. In: Olhos D’água.2.ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018. p. 33-40.

FAIRCLOUGH, Norman. A dialética do discurso. In: Revista Teias, v.11, n.22, maio/agosto 2010. p. 225-234. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24124/17102> Acesso em: 10 ago. 2020.

JEMISIN, Nora K. The ones who stay and fight In: LightSpeed Magazine. Vol.116. Jan 2020. Disponível em: <https://www.lightspeedmagazine.com/fiction/the-ones-who-stay-and-fight/> Acesso em 21 ago 2020. (Tradução própria)

LE GUIN, Ursula K. Aqueles que abandonam Omelas. São Paulo: Morro Branco, 2019. Disponível em: <https://view.joomag.com/projeto-c%C3%A1psula-aqueles-que-abandonam-omelas-ursula-k-le-guin/0854407001576612624> Acesso em 10 ago. 2020.

LONGO, Rafael et al. O livro da sociologia, São Paulo: Globo livros. Ano 2016.

MEIRELES, Cecília. História de uma letra. Jornal A Manhã, Rio de Janeiro, 27 dez. 1944. Disponível em: <https://contobrasileiro.com.br/historia-de-uma-letra-texto-de-cecilia-meireles/>. Acesso em 20 fev. 2021.

MELO, Iran Ferreira de. Análise do discurso e análise crítica do discurso: desdobramentos e intersecções. In: Letra Magna - Revista eletrônica de divulgação científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura. Ano 05. nº11. 2009.18p

MONTEIRO, José Marciano. Oitava lição: Estado, poder e violência simbólica. In: 10 lições sobre Bourdieu. Rio de Janeiro: Vozes, 2018. p. 93-100.

ORLANDI, Eni. Análise do Discurso Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 2015.

ORLANDI, Eni Puccinelli. O que é Linguística. 2.ed. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2009.

RODRIGUES, Andréa. MORAES, Marcos André de Oliveira. DOMINGUES, Mariana Vieira. O Impacto da Análise do Discurso em práticas de ensino: experiências com leitura e escrita na escola. In: Pensares em Revista, São Gonçalo, n. 17, p. 220-240, 2020.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE - CENP, 2004. Disponível em: <http://files.saladeleitura-dera.webnode.com/200000194-3ca4e4c46/ROJO%20CAPACIDADES%20DE%20LEITURA.pdf> Acesso em 10 ago. 2020.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial 2017.

SIQUEIRA, Vinicius. A loucura, estrutura global - Michel Foucault. Blog Colunas Tortas. Ano 2020. Disponível em: <https://colunastortas.com.br/> Acesso em: 12 de nov. 2020.

VECCHIO, Diego. A menina dos ossos. In: Micróbios. São Paulo: Cosac Naify, 2015. p. 22-30.

VOESE, Ingo. Desafios para uma análise do discurso (e para o ensino?). In: Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v.3, n-1, p187-210. Jul/Dez. 2002.

WOOD, James. Como funciona a ficção. São Paulo: SESI-SP, 2008.

Publicado

2023-05-20

Cómo citar

CARDONA LEITES, Amália; CACCIAMANI, Ingrid; MALAVOLTA, Maisa. O desenvolvimento do Letramento Crítico no Ensino Médio:: Uma proposta para aulas de Língua Portuguesa. Revista Água Viva, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.26512/aguaviva.v7i2.37894. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/37894. Acesso em: 23 nov. 2024.