IMAGEM E PALAVRAS: PRATICANDO ON-LINE A LEITURA LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.32620Resumen
Apesar de as imagens estarem por todo lugar em nossa sociedade, a leitura de imagens na escola encontra-se comumente associada à s ilustrações dos livros didáticos ou dos livros de literatura infantil, sendo pouco utilizada com alunos maiores do ensino fundamental e médio. Neste estudo, apresentamos uma prática de leitura literária que articula a leitura de imagens com a leitura da palavra escrita, guardando a autonomia dos dois tipos de texto. Para exemplificar o seu funcionamento, trazemos os resultados obtidos com alunos de pós-graduação em um curso realizado on-line.Â
Descargas
Citas
AZEVEDO, A. Vida alheia. Rio de Janeiro: Leite Ribeiro, 1929. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/91582> Acesso em: 22 de jun. 2020.
BELMIRO, C. A.; DAYRELL, M. Formação de professores e os desafios contemporâneos dos livros de literatura. In: MARTINS, A. A. et al (Orgs). Livros e Telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
BELMIRO, C. A. A multimodalidade na literatura infantil e a formação de professores leitores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 403-420, 2010.
ARTLAND. Biografia do artista: Richard Sargent. Disponível em: <https://www.artland.com/artists/richard-sargent> Acesso em: 01 de jul. 2020.
BOSI, A. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.
COSSON. R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
KLEIMAN, A. B. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 1995.
MCQUEEN, S. 12 anos de escravidão. São Paulo: River Road Entertainmen, 2014.
MONTELLO, J. Artur Azevedo e a arte do conto. Rio de Janeiro: São José, 1956.
NASCIMBENI, C. De cima para baixo, de Artur Azevedo, com Matheus Natchergaele. 2019. Vídeo (6m53s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ANghA57e5XE&t=16s> Acesso em: 22 de jun. 2020.
FRANKEL, D. O diabo veste Prada. Produção de Wendy Finerman. Los Angeles: Century Fox Film Corporation, 2006.
PAIVA, F. A. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, C.V. Tecnologias para aprender. 1. ed. ”“ São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 43-59.
RAMOS, F. B. NUNES, M. F. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educar em Revista, Curitiba, Brasil. Editora UFPR: n. 48, p. 251-263, abr./jun. 2013.
SANTAELLA, L. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SOARES, M. Letramento: um tema e três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1998.
THE SATURDAY EVENING POST. Richard Sargent. Disponível em: <https://tecnoblog.net/247956/referencia-site-abnt-artigos/>. Acesso em: 01 de jul. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Água Viva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.