AS MARCAS DO TEMPO EM LAVOURA ARCAICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.29378Palabras clave:
Tempo, Raduan Nassar, Poder disciplinar, Imagem fílmica, TragédiaResumen
Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, tem no tempo a substância que lhe dá forma: seja o tempo do qual nos fala a lavoura, seja no controle ao qual ele é submetido, seja no ritmo provocado pela disposição das palavras no texto literário. Transportada para o cinema por Luiz Fernando Carvalho com o título de Lavour’Arcaica, a obra fílmica possui relação orgânica com o livro. Assim, o esforço reflexivo deste artigo é o de analisar, no diálogo entre as duas obras, as marcas do tempo em Lavoura arcaica. Sob a luz de algumas acepções de Michel Foucault (1987) acerca do poder disciplinar, em um primeiro momento vamos abordar a presença do tempo domesticado, o qual pode ser vislumbrado pela disciplina imposta pelo patriarca da família. Em um segundo momento, vamos analisar o tempo das imagens manejado em favor da narrativa a partir da construção imagética do filme. Por último, discorremos sobre o embate entre o personagem André e seu pai, sob o prisma de um duelo trágico estabelecido entre temporalidades diferentes.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
CARVALHO, Luiz Fernando. Lavoura’Arcaica. Brasil: Europa filmes, Agosto/2007. color/171 minutos; cópia em DVD, Videolar, 2007.
CARVALHO, Luiz Fernando. Sobre o filme Lavour’arcaica. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2002.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
JABOR, Arnaldo. Nassar relança "Um copo de Cólera". Folha de São Paulo. São Paulo, 19 abr. 1992, Ilustrada, p. 9.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.
NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. 3.ed São Paulo: Companhia das letras, 1989.
NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
PELBART, Peter Pál. A nau do tempo-rei: sete ensaios sobre o tempo na loucura. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
SEDLMAYER, Sabrina. Ao lado esquerdo do pai: os lugares do sujeito em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Letras. Universidade Federal de Minas Gerais: 1995.
WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Água Viva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.