SYMBOLISMS AND DISENCHANTMENTS: ROCHA POMBO AND THE PIECE OF WRITING AT THE ASYLUM

Authors

  • Silvia Gomes Bento de Mello Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i2.23537

Keywords:

literature; modernity; madness, asylum.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo problematizar o romance No hospício (1996), escrito por José Francisco da Rocha Pombo, entre 1896 e 1900. Mais especificamente, se deseja capturar na trama, elementos que vinculam a obra a questões mais amplas tanto da vida de seu autor, quanto do momento histórico em que ele viveu. Dessa forma, vinculado à estética simbolista, o texto literário em questão revela um processo de crise da modernidade (em especial, vinculada aos valores da racionalidade), largamente denunciado nas páginas do romance. De outra parte, o entendimento da obra requer considerar que a escrita do romance só foi possível a partir das vivências e experiências do próprio escritor, que o levou a se decepcionar com o projeto da modernidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Silvia Gomes Bento de Mello, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Licenciatura em Historia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000), Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003 e 2008, respectivamente). Atualmente, é professora Adjunto D da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Guarapuava - PR. Tem experiência em História, atuando principalmente nos temas: cultura letrada, intelectuais, escrita, modernidade. 

References

BAUDELAIRE, Charles. As flores do Mal. Tradução de Ivan Junqueira. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1964.
BEGA, Maria Tarcisa Silva. Sonho e Invenção do Paraná: geração simbolista e a construção da identidade regional. Tese [Doutorado em Sociologia]. São Paulo: USP, 2001.
BODEI, Remo. As formas da Beleza.Tradução de Antonio Angonese. Bauru: Edusc, 2005.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura. 40ª ed. São Paulo: Cultrix, 2002.
BROCA, José Brito. A vida literária no Brasil ”“ 1900. 3ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.
ECO, Humberto [org.]. História da Beleza. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2004.
FRAYZE-PEREIRA, João. O que é loucura. São Paulo: Brasiliense, 1884.
FOUCAULT, Michel. História da Loucura. Tradução de José Teixeira Coelho Netto. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
GAGNEBIN. Jeanne Marie. Alegoria, Morte, Modernidade. In: História e Narração em Walter Benjamin. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1999, p. 31-53.
MELLO, Silvia Gomes Bento de. Narrativas da modernidade em Rocha Pombo: reflexões sobre uma literatura simbolista. In: Organon ”“ Revista do Instituto de Letras da UFRGS. v. 31, n. 61(2016): 375-391. Disponível em: <file:///C:/Users/Usuario/Downloads/64597-288886-1-PB%20(4).pdf> Acesso em: 29 jul. 2018.
OLIVEIRA, Valéria Ochoa. Um olhar sobre as musas de Eliseu Visconti: a pintura do Foyer do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Dissertação [mestrado em História]. Uberlândia: UFU, 2004.
POMBO, José Francisco da Rocha. Para a história: notas sobre a Revolução Federalista. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1980.
POMBO, José Francisco da Rocha. No hospício. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1996. [coleção Farol do Saber]
SANTOS, Nestor Vítor dos. Rocha Pombo no Paraná. In: Obras Completas de Nestor Vítor, v. III. Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa/Ministério da Educação e da Cultura, 1969.

Published

2018-12-31

How to Cite

MELLO, Silvia Gomes Bento de. SYMBOLISMS AND DISENCHANTMENTS: ROCHA POMBO AND THE PIECE OF WRITING AT THE ASYLUM. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i2.23537. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23537. Acesso em: 21 dec. 2024.