O CONTO DA AIA, DE MARGARET ATWOOD E A KUKA DE KAMAIORÁ, DE LEILAH DE ASSUMPÇÃO: QUESTÕES DE GÊNERO E DISTOPIA

Autores

  • Letícia Soares Magalhães Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)
  • Gabrielle Ribeiro de Sousa Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)
  • Graciane Cristina M. Celestino Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i3.41707

Palavras-chave:

Distopia, Gênero, Totalitarismo, Patriarcado

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as questões de gênero presente em narrativas distópicas. Os objetos de estudo foram as obras “O conto da Aia”, de Margaret Atwood e a “A Kuka de Kamaiorá”, de Leila de Assumpção. A questão norteadora do trabalho foi: quais as similitudes e diferenças presentes no romance “O conto de Aia” e na peça “A Kuka de Kamaiorá”? Foram instrumentais para a consecução desse trabalho o enfoque nas questões de gênero como um fator determinante para o desempenho das funções sociais, os conceitos de totalitarismo, distopia e patriarcalismo. O recorte contempla as representações que envolvem o feminino e os direitos reprodutivos da mulher. O método de análise foi o comparativismo literário, por meio das similitudes e diferenças entre as obras analisando dessa maneira as diferentes facetas do totalitarismo em ambas as distopias. Para a metodologia de análise foi empregada a revisão bibliográfica, e para a análise e interpretação dos textos a técnica Close Reading (leitura cerrada). O aporte teórico foi provido por Judith Butler, Simone de Beauvoir, Tânia Franco Carvalhal, Elaine Showalter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Soares Magalhães, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)

Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Gabrielle Ribeiro de Sousa, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)

Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Graciane Cristina M. Celestino, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)

Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Membro associado da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada), desde 2016. Membro do grupo de pesquisa Literatura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), membro do grupo de pesquisa Língua e Literatura, Interdisciplinaridade e Docência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 1951.

ASSUNPÇÃO, Leilah. A Kuka de Kamaiorá: concurso de dramaturgia 1975 prêmio de publicação. Rio de Janeiro. Serviço Nacional de teatro, 1978.

ATWOOD, Margaret. O Conto da Aia. Trad. de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1960a.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. 18ª ed—Rio de janeiro. Civilização Brasileira, 2003.

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. 4a ed. rev. e ampliada. — São Paulo: Ática, 2006.

GRECCA, G. B. O feminino como excesso obsceno em o conto da Aia, de Margeret Atwood. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 2, p. 44–59, 2018. Disponível em: <https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/19763. Acesso em: 22 nov. 2021

SHOWALTER, Elaine. - A Crítica Feminista No Território Selvagem. In: HOLLANDA, Heloisa. Tendências e Impasses: O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro.Rocco.1994.

SCHWARCZ, Lillia Moritz. Sobre o Autoritarismo Brasileiro. 1a ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

VASCONCELOS, Ana Lúcia. Leilah Assumpção, Da fala ao grito. Vitabreve, Campinas- São Paulo,2013.

JACOBY, Russell. Imagem Imperfeita: Pensamento Utópico Para Uma Época Antiutópica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MORE, Thomas. - Utopia. Brasília: Editora Universidade de Brasilia, 2004.

HILÁRIO, Leomir. Teoria Crítica e Literatura: A Distopia Como Ferramenta de Análise Radical da Modernidade. Florianópolis, v.18, n.2, p. 201-215, julho, 2003.

ALLEN, L. D. No mundo da ficção científica. São Paulo: Summus, 1976.

PIASSI, Luís. A Ficção Científica E O Estranhamento Cognitivo No Ensino De Ciências: Estudos Críticos e Propostas De Sala De Aula. São Paulo, Jun/Ago.2013. Disponível em https://www.scielo.br/j/ciedu/a/JBTtMYnbjfQKzCZfNty9Cgh/?lang=pt. Acesso em:12 Dez.2021.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

MAGALHÃES, Letícia Soares; SOUSA, Gabrielle Ribeiro de; CELESTINO, Graciane Cristina M. O CONTO DA AIA, DE MARGARET ATWOOD E A KUKA DE KAMAIORÁ, DE LEILAH DE ASSUMPÇÃO: QUESTÕES DE GÊNERO E DISTOPIA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 6, n. 3, 2022. DOI: 10.26512/aguaviva.v6i3.41707. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/41707. Acesso em: 26 abr. 2024.