A IMPORTÂNCIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DE CIENTISTAS E NA PRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

  • William José de Carvalho Filho UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i2.38282

Palavras-chave:

Ficção Científica, Ensino de ciências, Carl Sagan, Isaac Asimov

Resumo

Quando se pensa em ficção científica, é comum se pensar em cientistas loucos, laboratórios remotos e experimentos excêntricos. Seja ao cunhar novos termos ou deslumbrar gerações mais jovens com a ciência por trás da história, a ficção científica é uma ferramenta útil e subutilizada, que pode ser aplicada tanto no ensino de ciências à crianças e adolescentes, como na divulgação científica de novos conceitos e teorias. Neste artigo, analisaremos a vida de dois ícones da ciência e da ficção científica do século passado, Carl Sagan e Isaac Asimov, e como a ficção científica moldou sua forma de pensar, influenciou o direcionamento científico de suas carreiras e embasaram suas previsões proféticas de tecnologias e descobertas científicas. Partindo dessa análise biográfica, é traçado um paralelo entre a ficção científica como elemento crucial na formação do interesse científico de ambas as personalidades e é levantada a validade da ficção científica como forma de ensinar e divulgar ciência. Por fim, vemos um breve levantamento de cursos reais que empregam a ficção científica como base para o entendimento e produção da ciência e como eles têm revolucionado o ensino em diferentes etapas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William José de Carvalho Filho, UnB

Graduando em engenheiro aeroespacial pela Universidade Brasília. Membro da equipe de drones da Universidade de Brasília, EDRA, onde atua em projeto estrutural, desde 2018. Presente em duas das competições das quais a equipe participou, a COBRUF drones beta, competição que a equipe ficou em terceiro lugar e recebeu menção honrosa, e o International Micro Air Vehicles, competição e conferência de micro-veículos aéreos com inteligência artificial. Membro da equipe de nanossatélites da Universidade de Brasília, Gama Cube Design, onde atua na análise de energia fotovoltaica. Possui experiência com SolidWorks e Ansys Mechanical. 

Referências

ALDISS, Brian W. Science Fiction’s Mother Figure. In: ALDISS, Brian W. The Detached Retina: Science Fiction and Fantasy. New York. Syracuse University Press. 1995. p. 52-86.

ASIMOV, Isaac. I. Asimov: A Memoir. New York. ed: Doubleday. 1994.

ASIMOV, Isaac. Visit to the World's Fair of 2014. New York Times. New York. 16 de Agosto de 1964. Disponível em: https://archive.nytimes.com/www.nytimes.com/books/97/03/23/lifetimes/asi-v-fair.html .Acesso em: 02 de maio de 2021.

ASIMOV, Janet Jeppson. Catalogue of Books Isaac Asimov. In: Isaac Asimov. I. Asimov: A Memoir. New York. ed: Doubleday. 1994.

ASIMOV, Janet Jeppson. Epilogue. In: ASIMOV, Isaac. It's Been a Good Life. New York. ed: Prometheus. 2009.

BRUECKNER, Sophia; NOVY, Daniel. Why Today's Inventors Need to Read More Science Fiction. [Entrevista concedida a] Rebecca J. Rosen. The Atlantic, 2013. Disponível em: <https://www.theatlantic.com/technology/archive/2013/09/why-todays-inventors-need-to-read-more-science-fiction/279793/>. Acesso em: 09 de maio de 2021.

DAVIDSON, Keay. Carl Sagan: A Life. New York: ed. John Wiley & Sons. 1999.

GERNSBACK, Hugo. A New Sort of Magazine. Amazing Stories. New York. vol. 01. nº 01. Abril, 1926.

MURPHY, Robin R.; WOODS, David D. Beyond Asimov: The Three Laws of Responsible Robotics. IEEE intelligent systems. 24, no. 4. Julho. 2009. p. 14-20. Disponível em: <http://www.inf.ufrgs.br/~prestes/Courses/Robotics/beyond%20asimov.pdf>. Acesso em: 02 de maio de 2021

NEVES, Marcos Cesar Danhoni et al. Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching. Revista Ciências Exatas e Naturais, Ano 1, no. 2, p. 91-101. Jan/Jun 2000. Disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/viewFile/534/702> Acesso em: 09 de maio de 2021

PIASSI, Luis Paulo de Carvalho. Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sociocultural. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, University of São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122007-110755/en.php>. Acesso em: 10 de maio de 2021.

RAMACHANDRA, Adilson Silva. Nota do Editor sobre a Origem do Termo Ficção Científica. In: ROBERTS, Adam. A verdadeira história da ficção científica: do preconceito à conquista das massas. Tradução Mário Molina. São Paulo. ed: Seoman. 2018. não p.

SAGAN, Carl. Growing Up With Science Fiction. New York Times. New York. 28 de Maio de 1978. SM. p. 7. Disponível em: <https://www.nytimes.com/1978/05/28/archives/growing-up-with.html>. Acesso em: 23 de abril de 2021.

SAGAN, Carl. O Mundo Assombrado Pelos Demônios. São Paulo. ed: Companhia das Letras. 2006.

SILVA, Rosimeire Cardoso Faria Soares. Histórias Para Ler O Mundo. Orientador: Dennis de Oliveira. 2011. 27 f. TCC (Pós-Graduação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://celacc.eca.usp.br/sites/default/files/media/tcc/294-987-1-PB.pdf>. Acesso em: 12 de abril de 2021.

SOUTHWORTH, Tom. Modern Physics and Science Fiction A mini-unit for high school physics." The Physics Teacher 25, no. 2 p. 90-91, (1987). Disponível em: <https://aapt.scitation.org/doi/10.1119/1.2342168>. Acesso em: 09 de maio de 2021.

TAVARES, Braulio. Prefácio à Edição Brasileira. In: ROBERTS, Adam. A verdadeira história da ficção científica: do preconceito à conquista das massas. Tradução Mário Molina. São Paulo. ed: Seoman. 2018. não p.

THÉVENON, Marie. Using Science Fiction as a Teaching Tool in ESP Classes for Science Students. ILCEA. Revue de l’Institut des langues et cultures d'Europe, Amérique, Afrique, Asie et Australie, nº 31, 2018. Disponível em: <https://journals.openedition.org/ilcea/4688>. Acesso em: 10 de maio de 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-13

Como Citar

CARVALHO FILHO, William José de. A IMPORTÂNCIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DE CIENTISTAS E NA PRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 6, n. 2, 2021. DOI: 10.26512/aguaviva.v6i2.38282. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/38282. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiês