O desenvolvimento do Letramento Crítico no Ensino Médio:
Uma proposta para aulas de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v7i2.37894Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Letramento Crítico, Letramento literárioResumo
O presente artigo é um relato de experiência acerca do desenvolvimento do projeto de pesquisa “Literatura e outras artes: formações discursivas e construção de sentido na contemporaneidade”, realizado no âmbito do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves. As atividades foram realizadas através de encontros virtuais periódicos com estudantes de Ensino Médio Integrado ao Técnico. Neste sentido, os objetivos deste artigo consistem em relatar a nossa experiência durante o período do projeto e discorrer sobre o trabalho com a teoria e o texto literário no Ensino Médio, analisando as mediações possíveis no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia consistiu na leitura e discussão tanto de textos teóricos da área da Linguística (Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso) e da Literatura (Letramento Crítico e Letramento Literário), quanto de textos ficcionais, sobretudo contos. Em síntese, foi possível perceber que mesmo no Ensino Médio é possível o trabalho com conceitos teóricos e a formulação de profícuas relações intertextuais entre obras ficcionais. Também observou-se que o contato com tais textos, juntamente com as discussões realizadas ao longo do projeto, aumentaram o repertório cultural dos estudantes e sua criticidade frente aos diferentes discursos.
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