IMAGEM E PALAVRAS: PRATICANDO ON-LINE A LEITURA LITERÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.32620

Resumo

Apesar de as imagens estarem por todo lugar em nossa sociedade, a leitura de imagens na escola encontra-se comumente associada às ilustrações dos livros didáticos ou dos livros de literatura infantil, sendo pouco utilizada com alunos maiores do ensino fundamental e médio. Neste estudo, apresentamos uma prática de leitura literária que articula a leitura de imagens com a leitura da palavra escrita, guardando a autonomia dos dois tipos de texto. Para exemplificar o seu funcionamento, trazemos os resultados obtidos com alunos de pós-graduação em um curso realizado on-line. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellem Kyara Pessoa dos Santos, UFPB

Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2016). Cursou as Pós-Graduações, em nível de Especialização, em Gramática, Produção e Revisão de Textos pela UESSBA - Unidade de Ensino Superior da Bahia (2018) e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana (2019). É Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2020). Atualmente, cursa o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB na linha de pesquisa Estudos Semióticos. É integrante do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF). Realiza pesquisas nas áreas de Literatura e Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia e Geolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Regional/Popular, Análise Lexicológica, Linguagem e Ensino.

Nilma Barros Silva, UFPB

Graduada do Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa da Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Língua, Linguagem e Literatura.

Rildo José Cosson, UFPB

Rildo Cosson concluiu o doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998 e o doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2015. Foi professor da Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação (Cefor) da Câmara dos Deputados. É autor dos livros Letramento Político: a perspectiva do legislativo (2019), Círculos de Leitura e Letramento Literário (2014), Escolas do Legislativo, Escolas de Democracia (2008), Fronteiras Contaminadas - Literatura como jornalismo e jornalismo como literatura no Brasil dos anos 1970 (2007), Letramento literário: teoria e prática (2006), O livro e o gênero (2002), Romance-Reportagem (2001). Tem organizado livros, publicado artigos e participado em congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Atualmente é pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG e professor visitante da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

AZEVEDO, A. Vida alheia. Rio de Janeiro: Leite Ribeiro, 1929. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/91582> Acesso em: 22 de jun. 2020.

BELMIRO, C. A.; DAYRELL, M. Formação de professores e os desafios contemporâneos dos livros de literatura. In: MARTINS, A. A. et al (Orgs). Livros e Telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

BELMIRO, C. A. A multimodalidade na literatura infantil e a formação de professores leitores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 403-420, 2010.

ARTLAND. Biografia do artista: Richard Sargent. Disponível em: <https://www.artland.com/artists/richard-sargent> Acesso em: 01 de jul. 2020.

BOSI, A. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.

COSSON. R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

KLEIMAN, A. B. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 1995.

MCQUEEN, S. 12 anos de escravidão. São Paulo: River Road Entertainmen, 2014.

MONTELLO, J. Artur Azevedo e a arte do conto. Rio de Janeiro: São José, 1956.

NASCIMBENI, C. De cima para baixo, de Artur Azevedo, com Matheus Natchergaele. 2019. Vídeo (6m53s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ANghA57e5XE&t=16s> Acesso em: 22 de jun. 2020.

FRANKEL, D. O diabo veste Prada. Produção de Wendy Finerman. Los Angeles: Century Fox Film Corporation, 2006.

PAIVA, F. A. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, C.V. Tecnologias para aprender. 1. ed. ”“ São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 43-59.

RAMOS, F. B. NUNES, M. F. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educar em Revista, Curitiba, Brasil. Editora UFPR: n. 48, p. 251-263, abr./jun. 2013.

SANTAELLA, L. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SOARES, M. Letramento: um tema e três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1998.

THE SATURDAY EVENING POST. Richard Sargent. Disponível em: <https://tecnoblog.net/247956/referencia-site-abnt-artigos/>. Acesso em: 01 de jul. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-23

Como Citar

SANTOS, Ellem Kyara Pessoa dos; BARROS SILVA, Nilma; COSSON, Rildo José. IMAGEM E PALAVRAS: PRATICANDO ON-LINE A LEITURA LITERÁRIA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.26512/aguaviva.v5i3.32620. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/32620. Acesso em: 25 abr. 2024.