TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA: UM PANORAMA DESSA EXPRESSIVIDADE NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i1.31982

Resumo

Temos como objetivo, neste artigo, compreender como constituiu, em terras brasileiras, o gênero telenovela, tratando suas origens, suas reinvenções e suas consolidações. Trataremos, ainda, acerca da teledramaturgia produzida pela TV Globo e o modo como a academia lida com os objetos provenientes da cultura de mídia. Nesse sentido, respaldáramo-nos na teoria de Douglas Kellner (2001) que elucida sobre o conceito cultura de mídia, em substituição ao combalido cultura de massas. No presente artigo, ainda, procuraremos elucidar como deu-se a inserção da homossexualidade na história da teledramaturgia brasileira e como foi recepcionada junto ao público que por questões morais não apenas repudiou cenas de beijo gay, nos idos anos 2010, como também anteriormente, na implantação do gênero telenovela no Brasil, surgido em 1951. Além de compreender a censura interna e externa para boicotar cenas de beijo homoafetivos, inclusive, realizando pesquisas in loco no Centro de Documentação da TV Globo (CEDOC/RJ).

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Biografia do Autor

Jéfferson Balbino, UNESP/Assis

Doutorando e Mestre em História (2019) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ASSIS); Especialista em História: Cultura e Sociedade (2014) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/JACAREZINHO) e em Educação: Diversidade e Cidadania (2016) pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Graduado em História (2011) e em Letras/Literatura (2016) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/JACAREZINHO).

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

SILVA, Jéfferson Luiz Balbino Lourenço da. TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA: UM PANORAMA DESSA EXPRESSIVIDADE NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.26512/aguaviva.v6i1.31982. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/31982. Acesso em: 7 nov. 2024.