FACES E IMPORTÂNCIA DA VIOLÊNCIA NO ROMANCE ASSIM NA TERRA COMO EMBAIXO DA TERRA, DE ANA PAULA MAIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i2.29257

Palavras-chave:

Violência. Poder. Personagens. Assim na terra como embaixo da terra; Ana Paula Maia.

Resumo

O presente trabalho visa elucidar considerações sobre a violência, bem como salientar sua importância na obra Assim na terra como embaixo da terra (2017), de Ana Paula Maia como mecanismo estético e estrutural do texto. A obra explora a violência por diferentes vertentes, uma delas é o vínculo entre violência e poder. O enredo nos mostra a rotina de um presídio de segurança máxima totalmente isolado, cercado pela seca, vegetação escassa e solo áspero. Além do ambiente inóspito, os prisioneiros enviados a esse presídio se deparam com um diretor extremamente autoritário, violento e sádico, Melquíades, um homem perturbado que busca poder por meio de ações violentas, ameaças e pressão psicológica sob seus ordenados e os detentos, ilustrando o conceito de violência subjetiva. Entre os detentos, um se destaca, Bronco Gil, um índio mestiço, com olho de vidro e assassino por encomenda, que fora condenado apenas por um crime, o assassinato de um prefeito. Bronco se torna o principal alvo de Melquíades, tanto  por sua postura fria e indiferente ante à autoridade do diretor, quanto por seu histórico criminal. No decorrer da trama, episódios aterradores, como a caçada humana criada pelo diretor da colônia penal nos evidenciam os reflexos da violência sobre a mente dos detentos. Melquíades expõe a perda da racionalidade e o aflorar da bestialidade em si,  devido ao fascínio desenvolvido pela violência. No entanto, a brutalidade do diretor não é a única representação de violência presente na obra, outras manifestações são abordadas por vieses que a superam, como os impactos na relação de poder e respeito entre agentes penitenciários e detentos. A compreensão do significado e significância da violência na obra de Ana Paula Maia, partir-se-á das contribuições teóricas e críticas de Hannah Arendt (2011) Slavoj Zizek (2014), Ronaldo Lima Lins (1990) e  Xavier Crettiez (2011). Para além, na compreensão do texto literário de Maia, nos aportaremos em questões de ordem estrutural da narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Rezende Benatti, UEMS

Doutor em Letras Neolatinas: estudos literários neolatinos (literaturas hispânicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018); Mestre em Letras: estudos literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e graduado em Letras, habilitação em Português/Espanhol, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto - nível IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Editor-chefe da REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS e membro da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC. É membro da Asociación Internacional de Hispanistas - AIH e da Associação Brasileira de Hispanistas - ABH. Membro do GT de Relações Literárias Interamericanas da ANPOLL ? Associação Nacional de pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística ANPOLL. Membro do GT de Ensino Superior do Fórum de Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul - FEEMS. Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Mato Grosso do Sul - APEEMS, gestão 2019-2020. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, na qual desenvolve pesquisas relativas às temáticas da Violência, Cultura e Modernidade na Literatura Latino-americana e Espanhola, especialmente na obra de Josefina Plá.

Mylena de Ávila Ferreira, UEMS

Graduada em Letras -  Português/Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Referências

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Tradução André de Macedo Duarte. - 3.ed. ”“ Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. Tradução Antonio de Pádua Danesi. - 2.ed. ”“ São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BRAIT, Beth. A personagem. 5.ed. São Paulo: Ática, 1993.

CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, Anatol; PRADO; Décio de Almeida; GOMES, Paulo Emílio Salles. A personagem de ficção. 10. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CRETTIEZ, Xavier. As formas da violência. Tradução Lara Christina de Malimpensa, Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

DE PLÁCIDO E SILVA, Vocabulário Jurídico. Rio de Janeiro: Forense, vol. III e IV, 1996.

DIMAS, Antonio. Espaço e romance. São Paulo: Ática, 1987.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FORSTER, E. M. Aspectos do romance. Tradução Sérgio Alcides. São Paulo: Globo, 2014.

JAKOBSON, Roman. Do realismo artístico. In.:Formalistas russos. - 3.ed. Traduzido por Editora Globo. Porto Alegre: Globo, 1976.

LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Planeta, 2012.

MAIA, Ana Paula. Assim na terra como embaixo da terra. Rio de Janeiro: Record, 2017.

MARGATO, I.; GOMES, R. C. Novos realismos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

MENDES, Fábio Marques. Realismo e violência na literatura contemporânea: os contos de Famílias terrivelmente felizes, de Marçal Aquino. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

PELLEGRINI, Tânia. Realismo: postura e método. Letras de hoje. Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 137-155, dezembro 2007.

PELLEGRINI, Tânia. Realismo e realidade na literatura: um modo de ver o Brasil. São Paulo: Alameda, 2008.

PELLEGRINI, Tânia. Realismo: a persistência de um mundo hostil. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n.14, 2009.

PELLEGRINI, Tânia. Realismo: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n.39, p.11-17, 5 jun. 2012.

ROSENFELD, Anatol. Literatura e Personagem. In.: CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, Anatol; PRADO; Décio de Almeida; GOMES, Paulo Emílio Salles. A personagem de ficção. 10. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Cena do crime: violência e realismo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.

ZIZEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. Tradução Miguel Serras Pereira. São Paulo: Boitempo, 2014.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

BENATTI, Andre Rezende; DE ÁVILA FERREIRA, Mylena. FACES E IMPORTÂNCIA DA VIOLÊNCIA NO ROMANCE ASSIM NA TERRA COMO EMBAIXO DA TERRA, DE ANA PAULA MAIA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.26512/aguaviva.v5i2.29257. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/29257. Acesso em: 19 abr. 2024.