DICOTOMIAS ENTRE O CASAL REAL E O CASAL DO POVO: UM ESTUDO DAS PERSONAGENS D. JOÃO V / D. MARIA ANA E BLIMUNDA / BALTASAR EM MEMORIAL DO CONVENTO DE JOSÉ SARAMAGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i3.26396

Palavras-chave:

Personagem. Memorial do Convento. José Saramago. Romance histórico. Literatura Portuguesa.

Resumo

Tendo em vista a importância de José Saramago para a literatura portuguesa contemporânea e, em especial, para o romance histórico, este artigo visa ler Memorial do Convento de modo a observar a maneira como o autor constrói as personagens da história oficial, representantes da monarquia portuguesa, D. João V e a rainha D. Maria Ana, bem como, as personagens da ficção, Blimunda e Baltasar, representantes do povo de Portugal. Nota-se que, no contexto da obra, o autor tem a intenção de desmitificar o passado glorioso das figuras históricas, utilizando-se de recursos como a ironia e o deboche para descrevê-las, o que não ocorre quando o casal do povo é apresentado na obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Lamino de Araújo Rodrigues, UENP e UNESP

Doutora em Letras (Literatura e vida social) pela Universidade Estadual Paulista, faculdade "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Assis. Desenvolveu projeto de pesquisa sobre as crônicas do escritor português D. João da Câmara presentes no jornal brasileiro "Gazeta de Notícias" e na revista portuguesa "O Ocidente", financiado pela CAPES e concluído em junho de 2015. Possui Mestrado em Letras, pela UNESP- campus Assis. Desenvolveu o projeto de pesquisa As crônicas portuguesas de D. João da Câmara na "Gazeta de Notícias" (1901 ? 1905), sob orientação da professora doutora Rosane Gazolla Alves Feitosa, financiado pela CAPES e concluído em 2010. Possui graduação em Letras pela UNESP - campus de Assis (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa. Durante a graduação desenvolveu projeto de Iniciação Científica, financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Pesquisa principalmente os seguintes temas: Teoria Literária, Literatura Portuguesa, História da Literatura, periódicos, Gazeta de Notícias, Revista O Ocidente, teatro português, D. João da Câmara, a Crônica e o Ensino da Literatura. Participou do Grupo de Pesquisa Literatura e Ensino (2011 - 2014) coordenando pela professora Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg. Atualmente, participa do grupo de pesquisa Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino.

Vânia Ribeiro Beneti, UENP

Graduada em Letras - Português com habilitação em Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CLCA - CJ). Graduanda na Pós- Graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CLCA - CJ). Possui graduação em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (2005).

Referências

ARNAUT, Ana Paula. Memorial do Convento: história, ficção e ideologia. Coimbra: Fora do Texto, 1996.

_____. Viagem ao centro da escrita: da subversão à irreverência da(s) história(s). In: Revista Colóquio Letras. n. 151/152. Lisboa, jan-jul, 1999, p. 325-334.

CALBUCCI, Eduardo. Saramago: um roteiro para os romances. Cotia: Ateliê Editorial, 1999.

CONRADO, Iris Selene. O Romance e o Romance de José Saramago. 244fls. Tese (Doutorado em Literatura e vida Social), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Assis, 2011.

JÚLIO, Maria Joaquina Nobre. Memorial do Convento Jose Saramago: subsídios para uma leitura. Lisboa: Replicação, 1999.

MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cutrix, 2008.

OLIVEIRA FILHO, Odil José de. Carnaval no convento: intertextualidade e paródia em José Saramago. São Paulo: Editora da Unesp, 1993.

REIS, Carlos. A ficção portuguesa entre a Revolução e o fim do século. In: Scripta. Belo Horizonte, v. 8, n° 15, p. 15 - 45, 2° sem. 2004.

SARAMAGO, José. Memorial do Convento. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

RODRIGUES, Rita de Cássia Lamino de Araújo; BENETI, Vânia Ribeiro. DICOTOMIAS ENTRE O CASAL REAL E O CASAL DO POVO: UM ESTUDO DAS PERSONAGENS D. JOÃO V / D. MARIA ANA E BLIMUNDA / BALTASAR EM MEMORIAL DO CONVENTO DE JOSÉ SARAMAGO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 3, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i3.26396. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/26396. Acesso em: 29 mar. 2024.