DICOTOMIAS ENTRE O CASAL REAL E O CASAL DO POVO: UM ESTUDO DAS PERSONAGENS D. JOÃO V / D. MARIA ANA E BLIMUNDA / BALTASAR EM MEMORIAL DO CONVENTO DE JOSÉ SARAMAGO
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i3.26396Palavras-chave:
Personagem. Memorial do Convento. José Saramago. Romance histórico. Literatura Portuguesa.Resumo
Tendo em vista a importância de José Saramago para a literatura portuguesa contemporânea e, em especial, para o romance histórico, este artigo visa ler Memorial do Convento de modo a observar a maneira como o autor constrói as personagens da história oficial, representantes da monarquia portuguesa, D. João V e a rainha D. Maria Ana, bem como, as personagens da ficção, Blimunda e Baltasar, representantes do povo de Portugal. Nota-se que, no contexto da obra, o autor tem a intenção de desmitificar o passado glorioso das figuras históricas, utilizando-se de recursos como a ironia e o deboche para descrevê-las, o que não ocorre quando o casal do povo é apresentado na obra.
Downloads
Referências
_____. Viagem ao centro da escrita: da subversão à irreverência da(s) história(s). In: Revista Colóquio Letras. n. 151/152. Lisboa, jan-jul, 1999, p. 325-334.
CALBUCCI, Eduardo. Saramago: um roteiro para os romances. Cotia: Ateliê Editorial, 1999.
CONRADO, Iris Selene. O Romance e o Romance de José Saramago. 244fls. Tese (Doutorado em Literatura e vida Social), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Assis, 2011.
JÚLIO, Maria Joaquina Nobre. Memorial do Convento Jose Saramago: subsídios para uma leitura. Lisboa: Replicação, 1999.
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cutrix, 2008.
OLIVEIRA FILHO, Odil José de. Carnaval no convento: intertextualidade e paródia em José Saramago. São Paulo: Editora da Unesp, 1993.
REIS, Carlos. A ficção portuguesa entre a Revolução e o fim do século. In: Scripta. Belo Horizonte, v. 8, n° 15, p. 15 - 45, 2° sem. 2004.
SARAMAGO, José. Memorial do Convento. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.