O REALISMO ANIMISTA EM AS ANDORINHAS, DE PAULINA CHIZIANE E EM HISTÓRIAS DE LEVES ENGANOS E PARECENÇAS, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i3.26272

Palavras-chave:

Conceição Evaristo. Cultura Africana. Paulina Chiziane. Realismo animista.

Resumo

Este artigo tem por objetivo pontuar as semelhanças na escrita das autoras Paulina Chiziane e Conceição Evaristo, no que toca ao uso do realismo animista na composição de suas obras. A análise dos textos será fundamentada na teoria do realismo animista proposta por Harry Garuba em seu ensaio “Explorações no Realismo Animista: notas sobre leitura e escrita da literatura, cultura e sociedade africana”, bem como de outros artigos e dissertações que tratam do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Soares Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (2015) e Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela UFMG (2018). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras/Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Alba Valéria Niza, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Letras pela PUC Minas (2013); mestre em Letras - área Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas (2007); graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (1998). Atualmente, é professora da graduação e do Programa de pós-graduação em Letras/Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, das Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE, ocupando também o cargo de Coordenadora Didática do Curso de Letras Português/Espanhol desta e professora de Português do curso de Administração da FUNAM, de Pirapora- MG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura infanto-juvenil, poesia e letras.

Referências

BATALHA, Maria Cristina. A literatura fantástica: um protocolo de leitura. Cadernos neolatinos, Rio de Janeiro, a. 4, n. 3, set. 2005. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/media/publicacoes/cadernos/a4n3/mariacristina_batalha.pdf. Acesso em: 08 ago. 2017.
CHIZIANE, Paulina. As andorinhas. Belo Horizonte: Nandyala, 2013.
EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
GARUBA, Harry. Explorações no realismo animista: notas sobre a leitura e a escrita da literatura, cultura e sociedade africana. Tradução de Elisângela da Silva Tarouco. Nonada Letras em Revista, Porto Alegre, n.19, ano 15, p.235-256, 2012.
RODRIGUES, Selma Calasans. O fantástico. São Paulo: Ática, 1988.
SÁ, Márcio Cícero de. Da literatura fantástica (teoria e contos). 2003. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1975.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

VELOSO, Renata Soares; NIZA, Alba Valéria. O REALISMO ANIMISTA EM AS ANDORINHAS, DE PAULINA CHIZIANE E EM HISTÓRIAS DE LEVES ENGANOS E PARECENÇAS, DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 3, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i3.26272. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/26272. Acesso em: 26 abr. 2024.