O FEMINISMO NA LITERATURA: A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO TEXTO COMPANHEIRAS DE ENEIDA DE MORAES

Autores

  • Jessica Carolina de Souza Neves ESAMAZ
  • Luana Beatriz Rodrigues de Souza UNAMA
  • Pamella Cristina Requena ESAMAZ

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i1.25849

Palavras-chave:

Letramento literário. Amazônia. Crítica literária feminista.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática docente de letramento literário por meio da crônica Companheiras, da escritora Eneida de Moraes, com a aplicação da sequência básica proposta por Rildo Cosson (2014) e das propostas da interação com o texto literário. Especificamente, o foco da pesquisa-bibliográfica de cunho qualitativo consiste em uma proposta de aplicação de um projeto de leitura para turmas de Ensino Médio. Com intuito de mostrar a relevância da autoria e do protagonismo feminino nos estudos de literatura na educação básica, objetivando sistematizar prática de leitura motivacional que gere resultados satisfatórios quanto à interpretação da obra literária. Visto que o primeiro contato no que tange ao desenvolvimento do indivíduo como leitor, na maioria das vezes, ocorre nas escolas. Ainda sob o ponto de vista teórico, busca-se entender as vozes das mulheres na literatura e trazer práticas de leitura segundo os estudos de Duarte (2003), Cosson (2014), Hollanda (1993),Cândido (1989)e em que medida o trabalho com o texto literário pode corroborar na aquisição de múltiplas linguagens pelos discentes. O poder humanizador que o texto literário possui sobre o indivíduo.Por fim, buscou-se promover uma sequência didática humanizada, com vozes femininas, dialogando com os estudos culturais.

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Biografia do Autor

Jessica Carolina de Souza Neves, ESAMAZ

Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). 

Luana Beatriz Rodrigues de Souza, UNAMA

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade da Amazônia (2018). Foi integrante do Programa de Pesquisa na Universidade da Amazônia, Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico - GITA durante o primeiro semestre de 2018. Está cursando a especialização em Formação de Professores para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ (2018- 2019). Pesquisa acadêmica voltada para a identidade e representatividade da figura da mulher na Literatura, estudos culturais, relações de gênero, homossexualidade. 

Pamella Cristina Requena, ESAMAZ

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade da Amazônia (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, Literatura e Redação.

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

NEVES, Jesssica Carolina de Souza; DE SOUZA, Luana Beatriz Rodrigues; REQUENA, Pamella Cristina. O FEMINISMO NA LITERATURA: A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO TEXTO COMPANHEIRAS DE ENEIDA DE MORAES. Revista Água Viva, [S. l.], v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.26512/aguaviva.v5i1.25849. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/25849. Acesso em: 17 dez. 2024.