O FEMINISMO NA LITERATURA: A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO TEXTO COMPANHEIRAS DE ENEIDA DE MORAES
DOI :
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i1.25849Mots-clés :
Letramento literário. Amazônia. Crítica literária feminista.Résumé
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática docente de letramento literário por meio da crônica Companheiras, da escritora Eneida de Moraes, com a aplicação da sequência básica proposta por Rildo Cosson (2014) e das propostas da interação com o texto literário. Especificamente, o foco da pesquisa-bibliográfica de cunho qualitativo consiste em uma proposta de aplicação de um projeto de leitura para turmas de Ensino Médio. Com intuito de mostrar a relevância da autoria e do protagonismo feminino nos estudos de literatura na educação básica, objetivando sistematizar prática de leitura motivacional que gere resultados satisfatórios quanto à interpretação da obra literária. Visto que o primeiro contato no que tange ao desenvolvimento do indivíduo como leitor, na maioria das vezes, ocorre nas escolas. Ainda sob o ponto de vista teórico, busca-se entender as vozes das mulheres na literatura e trazer práticas de leitura segundo os estudos de Duarte (2003), Cosson (2014), Hollanda (1993),Cândido (1989)e em que medida o trabalho com o texto literário pode corroborar na aquisição de múltiplas linguagens pelos discentes. O poder humanizador que o texto literário possui sobre o indivíduo.Por fim, buscou-se promover uma sequência didática humanizada, com vozes femininas, dialogando com os estudos culturais.
Téléchargements
Références
ALÓS, Anselmo; ANDRETA, Bárbara. Crítica literária feminista: Revisitando as origens. Fragmentum. Santa Maria: Editora Programa de Pós-Graduação em Letras, n. 49, Jan./Jun. 2017.
CANDIDO, Antônio. Direitos humanos e literatura. In: Direitos humanos. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. Disponível em: <https://culturaemarxismo.files.wordpress.com/2011/10/candido-antonio-o-direito- c3a0-literatura-in-vc3a1rios-escritos.pdf>. Acessado em 10 de novembro de 2018.
CEIA, Carlos. Estudos Culturais. 2009. Disponível em: <http://edtl.fcsh.unl.pt /encyclopedia/estudos-culturais/> Acessado em 27 de dezembro de 2018.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
DUARTE, Constância Lima. Feminismo e Literatura: Discurso e História. Revista Estudos Avançados da USP. São Paulo, USP, volume 17, numero 49, setembro/dezembro 2003. p. 151-172.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOLLANDA, Heloisa Buarque. Ensaístas brasileiras: mulheres que escreveram sobre literatura e artes de 1860 a 1991. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
LAKATOS, Eva; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Cientifica. 6 ed. São Paulo. Atlas, 2005.
LOPES, M.; LIMA, K. A importância da literatura na escola: Uma proposta na formação do cidadão. ANTHESIS: Revista de Letras e Educação da AmazoÌ‚nia Sul-Ocidental, ano 04, no 06. Cruzeiro do Sul (AC): UFAC/CEL (Campus Floresta), 2015.
MORAES, Eneida. Aruanda. Secult: Belém, 1989.
NARVAZ, M. G.; KOLLER, S. H. Metodologias feministas e estudos de gênero: articulando pesquisa, clínica e política. 2006. Psicol. estud. [online]. 2006, vol.11, n.3, pp.647-654. ISSN 1413-7372.
SANTOS, Eunice; RIBEIRO, Lilian. A escritura literária das mulheres paraenses: recepção entre leitores/as e cânone. Itabaiana: Gepiadde, Ano 07, Volume 14: 85 ”“ 91, jul./ dez.. 2013
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.
PINTO, Céli Regina Jardim. Feminismo, história e poder. 2010. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 18, n. 36, p. 15-23, jun. 2010.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade: Porto Alegre, p.5-22, 1990.
VIEIRA, Hilluska. Letramento Literário ”“ Um Caminho Possível. Revista Arredia, Dourados, MS, Editora UFGD, v.4, n.7: 117-126, jul./dez. 2015.
ZILBERMAN, R. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, p. 11-22, 22 dez. 2008.
ZOLIN, Lucia Osana. A literatura de autoria feminina brasileira no contexto da pós-modernidade. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 105 - 116, jul./dez. 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Água Viva 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.