A HISTÓRIA DO OUTRO PARA FALAR DE SI: DA LEITURA À ESCRITA AUTORAL E DE SI POR JOVENS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i2.23858

Palavras-chave:

Leitura. Experiência. Autoria. Escrita de si.

Resumo

A leitura abre espaços, permite encontros, aproxima realidades e é capaz de conduzir o indivíduo por experiências que partem da percepção sensível do mundo para o despertar da criatividade. Pela obra o leitor é capaz, não apenas, de encontrar esse outro presente na narrativa, como de voltar para si, para, assim, ser capaz de relatar sua própria história. Desta premissa inicial, partem os pressupostos do presente artigo, observar a importância da leitura do texto literário para gerar processos de escrita que sejam criativas ou mesmo autorais. Para tal, centramos as análises no projeto Olimpíadas de Língua Portuguesa, criado pelo Ministério da Educação brasileiro e desenvolvido em ambiente escolar por todo o país com intuito de fomentar o interesse por autores da literatura nacional, levando a produções dos estudantes. Mais que apenas focar na reflexão dessas histórias juvenis, publicadas virtualmente em coletâneas, a discussão aqui proposta visa observar os caminhos da leitura literária como parte de um processo cumulativo e intertextual de experimentar o artístico, culminando em possíveis respostas por meio da escrita. Assim, utilizaremos teóricos como Michèle Petit, John Dewey, Mikhail Bakhtin, Michel Foucault e Wolfgang Iser para analisar essa autoria. Por ter o intuito de compreender a narrativa como parte de sua vivência e de si, o gênero memória literária se mostrou fundamental, por se tratar do melhor exemplo da relação entre o estudante e seus pares, seu lugar e os relatos daqueles que construíram (e constroem) sua história.

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Biografia do Autor

Gleiser Mateus Ferreira Valério, UnB

Doutorando em Literatura pela Universidade de Brasília e professor da Educação Básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília e mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura, Ensino, Representação, Leitura, Memória, Narrativa de Jovens, Escrita autoral e criativa.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

VALÉRIO, Gleiser Mateus Ferreira. A HISTÓRIA DO OUTRO PARA FALAR DE SI: DA LEITURA À ESCRITA AUTORAL E DE SI POR JOVENS NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 2, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i2.23858. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23858. Acesso em: 6 maio. 2024.