A INTERPRETAÇÃO NOS ESTUDOS DA CANÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i2.23524

Palavras-chave:

Estudos da Canção; Interpretação; Elza Soares.

Resumo

Considerando a importância dos estudos da canção para o ensino da língua portuguesa e para pesquisas sobre questões socioculturais brasileiras, abordaremos a interpretação como ampliação à compreensão da letra e da melodia. Para tanto, apresentaremos um estudo sobre o conceito de interpretação, advindo das reflexões de Antonio Candido (1996) nas análises de poesia, do pensamento de Umberto Eco (2005, 2010) sobre interpretação, e Paul Zumthor (1997), no âmbito da interpretação vocal, além de uma reflexão sobre a relevância de seus estudos para maior entendimento da canção e seus contextos. Sob esse aspecto, analisaremos Flores horizontais (2000) de Oswald de Andrade e Zé Miguel Wisnik, gravada por Elza Soares no disco Do cóccix até o pescoço (2002).

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Biografia do Autor

Beatriz Schmidt Campos, UnB

Doutoranda em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. Mestre em Literatura e Graduada em Música- flauta transversal (Bacharelado) pela mesma instituição. Desenvolve trabalhos na Linha de Pesquisa Literatura e outras artes com ênfase em: estudos da canção, relações entre Literatura e Música e Literatura comparada. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa LiterArtes sob à coordenação do Prof. Dr. Sidney Barbosa e ao Grupo de Pesquisa Vivoverso sob à coordenação da Profa. Dra. Sylvia Cyntrão.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

CAMPOS, Beatriz Schmidt. A INTERPRETAÇÃO NOS ESTUDOS DA CANÇÃO BRASILEIRA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i2.23524. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23524. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiês