QUESTÕES DE EMPODERAMENTO NO ENSINO DE LITERATURA DRAMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12199Palavras-chave:
Literatura; Literatura Dramática; Ensino Aprendizagem; Transdisciplinaridade.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir aspectos teóricos sobre empoderamento por meio da prática da Literatura Dramática. Assim, levando em consideração que a escola é o lugar onde os educandos desenvolvem seu conhecimento crítico, estético e científico, acredita-se que a literatura dramática desempenha um papel fundamental na formação do processo de pensamento crítico do discente. O estudo é parte de uma pesquisa de doutorado em fase inicial, que investiga a Literatura Dramática e as Práticas Teatrais no Ensino Aprendizagem de Literaturas. Em uma perspectiva transdisciplinar, propõe uma reflexão com base nas seguintes teorias: Freire (2011) lidando com a autonomia do aluno na construção de seu próprio conhecimento, Zumthor (2007) sobre conceitos de performance e oralidade, Bakhtin (2000) em relação à dialogia em um contexto pedagógico sobre a práxis. Este trabalho está situado no contexto dos estudos que têm interface com a educação e literatura, contribuindo para a expansão do escopo de aplicação das ciências humanas.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
____. Teoria do romance I: A estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.
COMPAGNON, A. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
EAGLETON, T. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2002.
FREITAS, M. T. A. Bakhtin e a Psicologia. In: FARACO, C. A. TEZZA, C. Diálogos com Bakhtin. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2007.
RYNGAERT. J-P. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LARROSA, J. Sobre a lição. In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SCHIAVO, M. R.; MOREIRA, E. N. Glossário Social. Comunicarte, 2005. Disponível em: <http://www.comunicarte.com.br/glossario_social.pdf> Acesso em: 02 ago. 2015.
SOUZA, J. C. B. O texto dramático: Uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). PPGLA/LET/UnB/DF, 2013. Disponível em: <http://pgla.unb.br/?page_id=1333> Acesso em: 21 set. 2016.
STANISLAVSKI, C. A construção da personagem. Tradução de Pontes de Paula Lima. 10 Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
____. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.