QUESTÕES DE EMPODERAMENTO NO ENSINO DE LITERATURA DRAMÁTICA

Autores

  • Júnio César Batista de Souza IFB e UnB
  • Maria da Glória Magalhães dos Reis UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12199

Palavras-chave:

Literatura; Literatura Dramática; Ensino Aprendizagem; Transdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir aspectos teóricos sobre empoderamento por meio da prática da Literatura Dramática. Assim, levando em consideração que a escola é o lugar onde os educandos desenvolvem seu conhecimento crítico, estético e científico, acredita-se que a literatura dramática desempenha um papel fundamental na formação do processo de pensamento crítico do discente. O estudo é parte de uma pesquisa de doutorado em fase inicial, que investiga a Literatura Dramática e as Práticas Teatrais no Ensino Aprendizagem de Literaturas. Em uma perspectiva transdisciplinar, propõe uma reflexão com base nas seguintes teorias: Freire (2011) lidando com a autonomia do aluno na construção de seu próprio conhecimento, Zumthor (2007) sobre conceitos de performance e oralidade, Bakhtin (2000) em relação à dialogia em um contexto pedagógico sobre a práxis. Este trabalho está situado no contexto dos estudos que têm interface com a educação e literatura, contribuindo para a expansão do escopo de aplicação das ciências humanas.

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Biografia do Autor

Júnio César Batista de Souza, IFB e UnB

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2003), Pós-Graduação em Língua e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2007), Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral - FADM (2013). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UNB (2013). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura - POSLIT da Universidade de Brasília - UNB. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. Membro da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN. Membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. É professor efetivo de Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação de Brasília - IFB. Trabalhou como professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal durante 12 anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Língua Inglesa

Maria da Glória Magalhães dos Reis, UnB

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Letras (Estudos linguísticos, literários e tradutológicos em francês) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Letras (Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) pela Universidade de São Paulo (2008). Foi leitora de português na Université de Franche-Comté ministrando aulas de teatro brasileiro para o curso de Artes do Espetáculo (Arts du spectacle). Atualmente é professora do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da UnB - Universidade de Brasília e realiza pesquisas sobre Dramaturgias contemporâneas na África subsaariana de expressão francesa e pesquisas interdisciplinares envolvendo as áreas de Literatura, Educação e Teatro. Orienta mestrado e doutorado no Pós-Lit - Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília e possui pós-doutorado em Teatro e Educação na Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-08-24

Como Citar

SOUZA, Júnio César Batista de; MAGALHÃES DOS REIS, Maria da Glória. QUESTÕES DE EMPODERAMENTO NO ENSINO DE LITERATURA DRAMÁTICA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12199. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12199. Acesso em: 7 nov. 2024.