QUESTÕES DE EMPODERAMENTO NO ENSINO DE LITERATURA DRAMÁTICA

Auteurs-es

  • Júnio César Batista de Souza IFB e UnB
  • Maria da Glória Magalhães dos Reis UnB

DOI :

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12199

Mots-clés :

Literatura; Literatura Dramática; Ensino Aprendizagem; Transdisciplinaridade.

Résumé

The objective of this paper is to discuss theoretical aspects about empowerment in Dramatic Literature Teaching. Thus, taking into consideration that school is where students develop their critical, aesthetic and scientific knowledge, it is believed that the dramatic literature plays a fundamental function in the formation of critical thinking learner process. The study is part of a PhD research in the initial phase which studies the Dramatic Literature and Theater Practices in Teaching and Learning of Literatures. In a transdisciplinary perspective, it proposes a reflection based on the following theories: Freire (2011) dealing with learner autonomy in constructing their own knowledge, Zumthor (2007) on the oral performance of the student, Bakhtin (2000) in relation to dialogy in the pedagogical context about the praxis. This work is situated in the context of studies that have interface with Education and Teaching, contributing to the expansion of the application scope of the humanities.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Júnio César Batista de Souza, IFB e UnB

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2003), Pós-Graduação em Língua e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2007), Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral - FADM (2013). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UNB (2013). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura - POSLIT da Universidade de Brasília - UNB. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. Membro da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN. Membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. É professor efetivo de Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação de Brasília - IFB. Trabalhou como professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal durante 12 anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Língua Inglesa

Maria da Glória Magalhães dos Reis, UnB

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Letras (Estudos linguísticos, literários e tradutológicos em francês) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Letras (Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) pela Universidade de São Paulo (2008). Foi leitora de português na Université de Franche-Comté ministrando aulas de teatro brasileiro para o curso de Artes do Espetáculo (Arts du spectacle). Atualmente é professora do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da UnB - Universidade de Brasília e realiza pesquisas sobre Dramaturgias contemporâneas na África subsaariana de expressão francesa e pesquisas interdisciplinares envolvendo as áreas de Literatura, Educação e Teatro. Orienta mestrado e doutorado no Pós-Lit - Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília e possui pós-doutorado em Teatro e Educação na Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo.

Références

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

____. Teoria do romance I: A estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.

COMPAGNON, A. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

EAGLETON, T. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2002.

FREITAS, M. T. A. Bakhtin e a Psicologia. In: FARACO, C. A. TEZZA, C. Diálogos com Bakhtin. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2007.

RYNGAERT. J-P. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

LARROSA, J. Sobre a lição. In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SCHIAVO, M. R.; MOREIRA, E. N. Glossário Social. Comunicarte, 2005. Disponível em: <http://www.comunicarte.com.br/glossario_social.pdf> Acesso em: 02 ago. 2015.

SOUZA, J. C. B. O texto dramático: Uma ferramenta para o desenvolvimento da apropriação em LE. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). PPGLA/LET/UnB/DF, 2013. Disponível em: <http://pgla.unb.br/?page_id=1333> Acesso em: 21 set. 2016.

STANISLAVSKI, C. A construção da personagem. Tradução de Pontes de Paula Lima. 10 Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

____. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2018-08-24

Comment citer

SOUZA, Júnio César Batista de; MAGALHÃES DOS REIS, Maria da Glória. QUESTÕES DE EMPODERAMENTO NO ENSINO DE LITERATURA DRAMÁTICA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12199. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12199. Acesso em: 7 déc. 2025.