O PROGRAMA COCORICÓ E SUA RELAÇÃO COM CONTO CLÁSSICO INFANTIL A BELA E A FERA SOB OLHARES DE CRIANÇAS

Autores

  • Keila Rossana Chaves Costa UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i2.10342

Palavras-chave:

Crianças; Interação; Narrativa; Programa Cocoricó.

Resumo

As mudanças provocadas pela cultura digital repercutem na criação de novas narrativas, formatos e suportes. O que demanda novos modos de ler e novas habilidades dos leitores/receptores. Este artigo analisa como as crianças se interagem com a narrativa audiovisual Belalilica e Ditofera, uma paródia do conto Bela e a Fera da série Cocoricó Conta Clássicos (exibida na TV Cultura e disponível em DVD e no Youtube), por meio de suas expressões orais. A fundamentação teórica apoiou-se em estudiosos da área da literatura infantil, de aprendizagem, de psicologia/psicanálise e de processos de educação e de comunicação audiovisual.  A investigação   ocorreu em uma instituição pública de educação infantil localizada no Gama/DF. Foi utilizado o método de observação participante conjugado a roda de conversa junto a um grupo de crianças de faixa etária de cinco anos de idade. Nos resultados destacam-se as relações que as crianças estabeleceram entre elementos da narrativa exibida e suas experiências de receptores, interpretes/leitores de outras versões em outros formatos escritos, audiovisuais, orais, icônicos a partir de suas vivências em seus diferentes contextos sociais familiar, escolar e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Rossana Chaves Costa, UnB

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília.

Referências

BARTHES, Roland. Introdução a análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, Roland et al. (Orgs.). Análise estrutural da narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, 1971.
BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Tradução de Maria Luiz Moita, Maria Amélia Cruz e Manuel Alberto. Prefácio de Theodor W. Adorno. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1992.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BRUNER, Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Tradução de M. A. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998. (Original publicado em 1986).
____. Actual minds, possible worlds. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press. 1986.
____. Life as Narrative. Social Research, v. 54, n. 1, p. 11-32. 1987. Disponível em: <http:// findarticles.com/p/articles> Acesso em: 17 set. 2014.
CARNEIRO, Vânia Lúcia Quintão. Programas Educativos na TV: Conteúdo pedagógico adequado à narrativa televisual e à fantasia, para uma programação infantil divertida e inteligente. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 15, 29 a 34 maio/ago. 1999.
CORSARO, Willian A. A Reprodução Interpretativa no Brincar ao Faz- De- Conta Das Crianças. Educação, Sociedade e Culturas, n. 17, p. 113-134, 2011.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FERREIRA, Danielle. A importância da música na educação infantil. 2002. 38 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia) -Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/monopdf/6/DANIELLE%20FERREIRA.pdf>. Acesso em 16 out. 2017.
JAUSS, Hans Robert A Estética da Recepção: Colocações Gerais. In: LIMA, Luiz Costa (Coord. e Trad.). A literatura e o leitor: Textos de estética da recepção. 2 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
NUNES, Marília Forgearini. Literatura Infantil: mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade. Textura, v. 19, n. 41, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2994/2424>. Acesso em: 09 set. 2017.
PROPP, Vladimir I. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Literatura: Leitura de mundo, criação de palavras. In:
RICHARDSON, Roberto Jarry (Org.). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas; 1999.
SANT'ANNA, Affonso Romano. Paródia, Paráfrase e Cia. São Paulo: Editora Ática, 1995.
VYGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
YUNES, Eliana. (Org.). Pensar a leitura: complexidade. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

COSTA, Keila Rossana Chaves. O PROGRAMA COCORICÓ E SUA RELAÇÃO COM CONTO CLÁSSICO INFANTIL A BELA E A FERA SOB OLHARES DE CRIANÇAS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 2, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i2.10342. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10342. Acesso em: 18 nov. 2024.