O PROGRAMA COCORICÓ E SUA RELAÇÃO COM CONTO CLÁSSICO INFANTIL A BELA E A FERA SOB OLHARES DE CRIANÇAS

Autores

  • Keila Rossana Chaves Costa UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i2.10342

Palavras-chave:

Crianças; Interação; Narrativa; Programa Cocoricó.

Resumo

As mudanças provocadas pela cultura digital repercutem na criação de novas narrativas, formatos e suportes. O que demanda novos modos de ler e novas habilidades dos leitores/receptores. Este artigo analisa como as crianças se interagem com a narrativa audiovisual Belalilica e Ditofera, uma paródia do conto Bela e a Fera da série Cocoricó Conta Clássicos (exibida na TV Cultura e disponível em DVD e no Youtube), por meio de suas expressões orais. A fundamentação teórica apoiou-se em estudiosos da área da literatura infantil, de aprendizagem, de psicologia/psicanálise e de processos de educação e de comunicação audiovisual.  A investigação   ocorreu em uma instituição pública de educação infantil localizada no Gama/DF. Foi utilizado o método de observação participante conjugado a roda de conversa junto a um grupo de crianças de faixa etária de cinco anos de idade. Nos resultados destacam-se as relações que as crianças estabeleceram entre elementos da narrativa exibida e suas experiências de receptores, interpretes/leitores de outras versões em outros formatos escritos, audiovisuais, orais, icônicos a partir de suas vivências em seus diferentes contextos sociais familiar, escolar e social.

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Biografia do Autor

Keila Rossana Chaves Costa, UnB

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2017-07-18

Como Citar

COSTA, Keila Rossana Chaves. O PROGRAMA COCORICÓ E SUA RELAÇÃO COM CONTO CLÁSSICO INFANTIL A BELA E A FERA SOB OLHARES DE CRIANÇAS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 2, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i2.10342. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10342. Acesso em: 21 dez. 2024.