REGISTRO DA PRODUÇÃO LITERÁRIA EM LIBRAS EM ESCRITA DE SINAIS VISOGRAFIA: ENSAIANDO PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE ESTRUTURAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i1.10330Palavras-chave:
Gêneros visuais sinalizados; Poema sinalizado; Literatura em Libras.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a área da escrita de sinais e da literatura em língua de sinais ”“ um estudo que é desdobramento de meu objeto de tese intitulado “VisoGrafia: o problema do material, conteúdo e forma na escrita de sinais”. Para tal, apresento resumidamente o sistema de escrita de sinais VisoGrafia, que é objeto da referida tese, além da análise estrutural de dois poemas sinalizados e grafados pela VisoGrafia. O estudo tem fundamentação em diversos autores da área, dentre os quais: Barreto e Barreto (2012). Com isto, espero contribuir para o aprofundamento da discussão em torno dos usos e recursos da escrita de sinais e com o registro da produção literária em língua de sinais.
Downloads
Referências
BARROS, M. E. ELiS ”“ Escrita das Línguas de Sinais: proposta teórica e verificação prática. Tese (Doutorado em Linguística). PPGL/UFSC. Florianópolis, 2008.
____. ELiS: sistema brasileiro de escrita das línguas de sinais. Porto Alegre: Penso, 2015.
BENASSI, C. A. Querer. Poema. In: Revista Falange Miúda (ReFaMi), ano 2, n. 1, jan.-jun., 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2017.
BENASSI, C. A. O despertar para o outro: entre as escritas de língua de sinais. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.
____. VisoGrafia: alguns desdobramentos do objete de tese “escrita de sinais”. In: Revista Falange Miúda (ReFaMi), ano 2, n. 2, jul.-dez., 2017. Disponível em: Acesso em: 26 dez. 2017.
____. Coração partido de Cao Benassi: a escrita de sinais VisoGrafia na fixação do gênero literário poema. Língua Portuguesa e suas literaturas no mundo: In: Anais. I Congresso Internacional de Letras (CONIL). Pedro & João Editores: São Carlos, 2017a.
____. Escrita de sinais ”“ VisoGrafia. Online. Disponível em: Acesso em: 26 dez. 2017.
BENASSI, C. A.; DUARTE, A. S.; PADILHA, S de J. Poiesis da Libras e da Escrita das línguas de sinais (ELiS): a utilização da visualidade da língua e da ELiS na poética de Duarte. In: Revista Diálogos (RevDia), v. 3, n. 2, jul./dez. 2015. Disponível em: Acesso em: 19 nov. 2016.
____. Proposta de releitura do SignWriting e da ELiS. In: Falange Miúda. v. 1, n. 1, 2016. Disponível em: Acesso em: 28 dez. 2017.
BENASSI, C. A.; DUARTE, A. S.; SOUZA, S. A.; PADILHA, S. de J. VisoGrafia: uma proposta de grafia para as línguas de sinais. In.: VI Círculo ”“ rodas de conversa bakhtiniana: literatura, cidade e cultura popular. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. 1343 p.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais ”“ Libras e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 29 dez. 2017.
DUARTE, A. S. Sentimentos. Poema. In.: BENASSI, C. A.; DUARTE, A. S.; PADILHA, S de J. Poiesis da Libras e da Escrita das línguas de sinais (ELiS): a utilização da visualidade da língua e da ELiS na poética de Duarte. In: Revista Diálogos (RevDia), v. 3, n. 2, jul./dez. 2015. Disponível em: Acesso em: 19 nov. 2016.
GUIMARAES, I. N. L. Números: as pegadas da divindade. São Paulo: 2009.
NOBRE, R. S. Processo de grafia da língua de sinais: uma análise fono-morfológica da escrita em SignWriting. Dissertação. (Mestrado em Linguística Aplicada). Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.
PEREIRA, V. M.; BENASSI, C. A. Língua brasileira de sinais (Libras) no Mato Grosso: da regulamentação federal a implantação de ações em apoio a difusão da Libras. Monografia. Especialização em Educação Especial com Ênfase em Libras. Faculdade do Pantanal (FAPAN). Cáceres, 2016.
SABANAI, L. N. A evolução da comunicação entre e com surdos no Brasil. In: Revista HELB. Ano 1, n. 1, 2007.
SILVA, R. M. VisoGrafia: escrita da língua de sinais. In: Revista Falange Miúda (ReFaMi), ano 2, n. 2, jun.-dez., 2017. Disponível em: Acesso em: 28 dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.