CONSIDERAÇÕES ACERCA DA POÉTICA DE CHARLES PEIXOTO

Autores

  • Lucca de Resende Nogueira Tartaglia UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i1.10326

Palavras-chave:

Poesia marginal; Charles Peixoto; Supertrampo; Poética.

Resumo

Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a poesia reunida de Charles Peixoto, compilada no livro Supertrampo, de 2014, buscando ponderar, através de alguns poemas presentes nos nove títulos incluídos na referida publicação, acerca da poética peixotiana e de suas particularidades. Além disso, visa apontar elementos que se tornaram recorrentes nos procedimentos de composição dos poemas e outros que se foram apagando ”“ perdendo força ”“ no decorrer dos 43 anos de atividade do poeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucca de Resende Nogueira Tartaglia, UFRJ

Lucca Tartaglia é doutorando em Letras Vernáculas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui mestrado em Letras (Estudos Literários) pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (2014) e graduação em Letras (Língua Portuguesa / Literaturas de Língua Portuguesa) pela mesma instituição (2013). É colaborador, como membro estudante, do Núcleo de Estudos Portugueses (NEP) - atuando na linha de pesquisa Literatura, Cultura e Sociedade - e, como pesquisador, no grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura (FORPROLL), linha de pesquisa Estudos de cultura, linguagens e suas manifestações, ambos vinculados ao CNPq. Em 2013, integrou a Comissão Organizadora do II Simpósio Internacional de Literatura, Cultura e Sociedade (SILICS), realizado em parceria com a Universidade de Coimbra (Portugal). Como co-organizador, em 2014, promoveu o I Colóquio Internacional de Literatura Ibero-americana (CILIBAM), colaborando, em 2015, para a edição e publicação do livro Escrever, editar, publicar e ler / Escribir, editar, publicar y leer, assim como para a organização do evento 4uatro por 4uatro - onde doze minicursos foram oferecidos, sendo seis na área de Literatura e seis na área de Linguística, contemplando, assim, todas as especialidades do PPG Letras da UFV. Além disso, é co-editor e colaborador da revista Contemporartes (ISSN:2177-4404). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa e Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Sagrado, Literatura Comparada, Literatura Moderna e Contemporânea, Teoria da literatura, Formação de Leitores e Literatura Ibero-americana.

Referências

BRITO, Jefferson Angellis de Godoy e. Do ordinário ao extraordinário: arte e poesia marginal. 2013. 141 f. Dissertação (Mestre em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, Goiás, 2013.
CAMARGO, Paulo. Prosa, poesia e dissonância. Disponível em: tilha.com.br/literatura/ponto-virgula/prosa-poesia-e-dissonancia/>.
FERRAZ, Eucanaã. “Prefácio”. In: PEIXOTO, Charles. Supertrampo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. p. 07-10.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. Tradução de Ana Mariza Ribeiro, Maria Aparecida Pereira, Regina L. Zilberman e Antônio Carlos Hohlfrldt. São Paulo: Duas Cidades, 1991.
HAMBURGUER, Michael. A verdade da poesia: tensões na poesia moderna desde Baudelaire. Tradução de Alipio C. de F. Neto. São Paulo: CosacNaify, 2007.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. 26 poetas hoje. 6ª ed. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2007.
____. A poesia marginal. Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2016.
____. Entrevista com Charles Peixoto sobre Cacaso. Disponível em: . Acesso em: 29 dez. 2016.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Tradução de Mara Sophia Zanotto. São Paulo: Mercado das Letras, 2002.
MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal. São Paulo: Brasiliense, 1981.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. Tradução de Rubens Enderle e Leonardo de Deus. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2010
MEI, L. M. Sobre Isto: síntese da poética de Maiakóvski. 2015. 236 f. Dissertação (Mestrado) ”“ FFLCH ”“ Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
PEIXOTO, Charles. Supertrampo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
PITHON, Mariana; CAMPOS, Nathalia (Org). Poemas russos. Belo Horizonte: FALE/ UFMG, 2011.
SCHNAIDERMAN, Boris. A poética de Maiakóvski através de sua Prosa. São Paulo: Editora Perspectiva, 1984.
WILLER, Cláudio. Geração beat. Porto Alegre: L&PM, 2009.

Downloads

Publicado

2017-01-18

Como Citar

TARTAGLIA, Lucca de Resende Nogueira. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA POÉTICA DE CHARLES PEIXOTO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 1, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i1.10326. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10326. Acesso em: 19 abr. 2024.