CONSIDERAÇÕES ACERCA DA POÉTICA DE CHARLES PEIXOTO

Autores/as

  • Lucca de Resende Nogueira Tartaglia UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i1.10326

Palabras clave:

Poesia marginal; Charles Peixoto; Supertrampo; Poética.

Resumen

Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a poesia reunida de Charles Peixoto, compilada no livro Supertrampo, de 2014, buscando ponderar, através de alguns poemas presentes nos nove títulos incluídos na referida publicação, acerca da poética peixotiana e de suas particularidades. Além disso, visa apontar elementos que se tornaram recorrentes nos procedimentos de composição dos poemas e outros que se foram apagando ”“ perdendo força ”“ no decorrer dos 43 anos de atividade do poeta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucca de Resende Nogueira Tartaglia, UFRJ

Lucca Tartaglia é doutorando em Letras Vernáculas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui mestrado em Letras (Estudos Literários) pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (2014) e graduação em Letras (Língua Portuguesa / Literaturas de Língua Portuguesa) pela mesma instituição (2013). É colaborador, como membro estudante, do Núcleo de Estudos Portugueses (NEP) - atuando na linha de pesquisa Literatura, Cultura e Sociedade - e, como pesquisador, no grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura (FORPROLL), linha de pesquisa Estudos de cultura, linguagens e suas manifestações, ambos vinculados ao CNPq. Em 2013, integrou a Comissão Organizadora do II Simpósio Internacional de Literatura, Cultura e Sociedade (SILICS), realizado em parceria com a Universidade de Coimbra (Portugal). Como co-organizador, em 2014, promoveu o I Colóquio Internacional de Literatura Ibero-americana (CILIBAM), colaborando, em 2015, para a edição e publicação do livro Escrever, editar, publicar e ler / Escribir, editar, publicar y leer, assim como para a organização do evento 4uatro por 4uatro - onde doze minicursos foram oferecidos, sendo seis na área de Literatura e seis na área de Linguística, contemplando, assim, todas as especialidades do PPG Letras da UFV. Além disso, é co-editor e colaborador da revista Contemporartes (ISSN:2177-4404). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa e Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Sagrado, Literatura Comparada, Literatura Moderna e Contemporânea, Teoria da literatura, Formação de Leitores e Literatura Ibero-americana.

Citas

BRITO, Jefferson Angellis de Godoy e. Do ordinário ao extraordinário: arte e poesia marginal. 2013. 141 f. Dissertação (Mestre em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, Goiás, 2013.
CAMARGO, Paulo. Prosa, poesia e dissonância. Disponível em: tilha.com.br/literatura/ponto-virgula/prosa-poesia-e-dissonancia/>.
FERRAZ, Eucanaã. “Prefácio”. In: PEIXOTO, Charles. Supertrampo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. p. 07-10.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. Tradução de Ana Mariza Ribeiro, Maria Aparecida Pereira, Regina L. Zilberman e Antônio Carlos Hohlfrldt. São Paulo: Duas Cidades, 1991.
HAMBURGUER, Michael. A verdade da poesia: tensões na poesia moderna desde Baudelaire. Tradução de Alipio C. de F. Neto. São Paulo: CosacNaify, 2007.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. 26 poetas hoje. 6ª ed. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2007.
____. A poesia marginal. Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2016.
____. Entrevista com Charles Peixoto sobre Cacaso. Disponível em: . Acesso em: 29 dez. 2016.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Tradução de Mara Sophia Zanotto. São Paulo: Mercado das Letras, 2002.
MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal. São Paulo: Brasiliense, 1981.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. Tradução de Rubens Enderle e Leonardo de Deus. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2010
MEI, L. M. Sobre Isto: síntese da poética de Maiakóvski. 2015. 236 f. Dissertação (Mestrado) ”“ FFLCH ”“ Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
PEIXOTO, Charles. Supertrampo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
PITHON, Mariana; CAMPOS, Nathalia (Org). Poemas russos. Belo Horizonte: FALE/ UFMG, 2011.
SCHNAIDERMAN, Boris. A poética de Maiakóvski através de sua Prosa. São Paulo: Editora Perspectiva, 1984.
WILLER, Cláudio. Geração beat. Porto Alegre: L&PM, 2009.

Publicado

2017-01-18

Cómo citar

TARTAGLIA, Lucca de Resende Nogueira. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA POÉTICA DE CHARLES PEIXOTO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 1, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i1.10326. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10326. Acesso em: 6 oct. 2024.