LEITURA E AFETO EM LER, ESCREVER E FAZER CONTA DE CABEÇA, DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

Autores

  • Lia Araujo Miranda de Lima Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i1.10324

Palavras-chave:

Bartolomeu Campos de Queirós; Literatura infantil; Crítica literária; Ensino de literatura; Afeto.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise crítica da obra Ler, escrever e fazer conta de cabeça (1996), de Bartolomeu Campos de Queirós, enfatizando as relações afetivas que envolvem a descoberta da vocação literária pelo autor. Embora ficcional, trata-se de uma obra com forte carga autobiográfica que oferece rica matéria de reflexão acerca do caráter humano e relacional da experiência literária. Oferecemos uma proposta de leitura centrada no texto literário, sugerindo ainda alguns aspectos da importância da competência crítica do professor no ensino da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Araujo Miranda de Lima, Universidade de Brasília

Doutoranda em Literatura pela Universidade de Brasília (POSLIT/UnB). Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade de Brasília (2015). Graduada em Letras-Tradução pela Universidade de Brasília (2008), com habilitação em Francês, e em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), com habilitação em jornalismo. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: tradução literária, tradução de literatura infantil no Brasil, história da tradução, com ênfase em literatura infantil, literatura comparada, literatura brasileira. É bolsista da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e membro da International Research Society for Children's Literature (IRSCL).

 

Referências

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Vol. 1. 6ª ed. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2000.
____. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.
____. Ficção e confissão. 3ª ed. revista pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
MACHADO, Ana Maria. Sangue nas veias. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Instituto Pró Livro e Imprensa Oficial do Governo do Estado de São Paulo, 2012.
PAIVA, Aparecida. Alfabetização e leitura literária. In: CARVALHO, M. A. F.; MENDONÇA, R. H. (org.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
PILATI, Alexandre. Poesia na sala de aula: subsídios para pensar o lugar e a função da literatura em ambientes de ensino. Campinas: Pontes Editores, 2017.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Ler, escrever e fazer conta de cabeça. São Paulo: Global, 2004.
____. Entrevista concedida ao Museu da Pessoa, no âmbito do projeto Memórias da Literatura Infantil e Juvenil. São Paulo, 2008. Disponível em . Acesso em: 10 nov. 2017.
____. Manifesto por um Brasil literário. 2009. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2017.

Downloads

Publicado

2017-01-18

Como Citar

LIMA, Lia Araujo Miranda de. LEITURA E AFETO EM LER, ESCREVER E FAZER CONTA DE CABEÇA, DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 1, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i1.10324. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10324. Acesso em: 5 maio. 2024.