Brinquedos Têm Sexo? O Que Pensam as Educadoras sobre a Divisão Sexual dos Brinquedos Infantis?
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v21i45.24030Palavras-chave:
patriarca. capitalismo. educação. divisão sexual dos brinquedos infantis.Resumo
O presente trabalho versa sobre a análise da ideologia
patriarcal/capitalista na definição dos brinquedos e brincadeiras infantis.
Nesta perspectiva, propusemos identificar como a educação pública, em
Mossoró/RN, estabelece os brinquedos e brincadeiras para as crianças,
segundo o sexo. A análise presente se utilizou dos fundamentos do
materialismo histórico-dialético e do feminismo. Como uma investigação
de natureza qualitativa, utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo.
Para a coleta dos dados utilizamos como instrumento a entrevista contendo
um roteiro de perguntas semiestruturadas. Para tanto, realizamos a pesquisa de campo em unidades de educação infantil em Mossoró/RN.
Assim, compreendemos que o brinquedo é funcional ao capital, Ã medida
que contribui na naturalização da divisão sexual do trabalho, a qual é
imprescindível para a produção e reprodução do capital, ao reduzir custos
e superexplorar a força de trabalho.
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