Representações e literatura infantil:

Análises a partir dos desenhos de crianças

Autores

  • Thais Regina de Carvalho Universidade Federal do Parana
  • Mariana Cesar Verçosa Silva Universidade Federal do Parana

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v19i41.14944

Palavras-chave:

Relações étnicos-raciais, Escola, Crianças, Literatura infantil

Resumo

O presente artigo busca compreender as relações étnicos-raciais no contexto escolar, a partir da literatura infantil. O objetivo é apresentar o recorte do “Projeto Identidades” desenvolvido em uma escola da rede pública de Curitiba/PR, com base nas estratégias de crianças de sete e oito anos com diferentes identificações étnico-raciais para representar a protagonista negra da obra infantil: “Entremeio sem babado”. O estudo teve a coleta de dados realizada por meio de observação participante, gravação em áudio durante as aulas, registros escritos e desenho das crianças. Os resultados da pesquisa indicam a heterogeneidade das representações, ora evidenciando padrões pré-estabelecidos socialmente (branquidade normativa e padrão europeu), ora valorizando as características da personagem negra. Nota-se que para romper com discursos e representações discriminatórias é preciso ampliar as referências das crianças, a partir de materiais e literatura de qualidade, que valorizam a estética negra, visando combater diretamente o racismo e a discriminação racial. 

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Publicado

06-02-2018

Como Citar

CARVALHO, Thais Regina de; VERÇOSA SILVA, Mariana Cesar. Representações e literatura infantil:: Análises a partir dos desenhos de crianças. SER Social, Brasília, v. 19, n. 41, p. 355–384, 2018. DOI: 10.26512/ser_social.v19i41.14944. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/14944. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos - Temáticos