Apontamentos sobre a educação universitária e os cursos particulares de Serviço Social no Brasil

Autores/as

  • Rodrigo Silva Lima UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v16i34.13076

Palabras clave:

Ensino particular, Serviço social, Refuncionalização da universidade

Resumen

Na ditadura militar do Brasil foram produzidas alterações significativas no terreno educacional. Um antigo decreto, que reorganizou o sistema de vestibular, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1971, completaram quatro décadas, em 2011. Porém, mesmo com a previsão de substituição desses ordenamentos, na Constituição Federal de 1988, seus impactos na educação desafiam o tempo presente. Ao favorecer o financiamento público do ensino privado, esses dispositivos, que compuseram importante mecanismo político para a mercantilização do Ensino Superior, pavimentaram o caminho para o “sucateamento” processual da universidade pública. Atualmente, o Serviço Social está diante de uma refuncionalização das universidades que contam com a ampla participação de cursos mantidos pela iniciativa privada e, principalmente, na modalidade à distância. Evidencia-se o processo de democratização perversa do acesso ao Ensino Superior e a precarização crescente das condições de trabalho acadêmico.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Silva Lima, UnB

Assistente social, mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor assistente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2014-09-12

Cómo citar

LIMA, Rodrigo Silva. Apontamentos sobre a educação universitária e os cursos particulares de Serviço Social no Brasil. SER Social, Brasília, v. 16, n. 34, p. 162, 2014. DOI: 10.26512/ser_social.v16i34.13076. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13076. Acesso em: 4 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos - Temáticos