Os profissionais indígenas da área da educação no Norte do Paraná e a carta de anuência
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v25i53.46525Palavras-chave:
carta de anuência., educação escolar indígena., escola indígena., profissionais indígenas.Resumo
Componente dos processos seletivos simplificados para seleção e contratação pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, a carta de anuência é um documento assinado pelos caciques e pelas lideranças das terras indígenas, com a autorização ou não de tal candidatura, razão pela qual é fundamental a compreensão sobre como o referido protocolo foi instituído e sobre como os sujeitos envolvidos no processo a compreendem. Portanto, o objetivo da presente pesquisa foi identificar as impressões que os profissionais indígenas possuem acerca da carta de anuência para seleção, contratação e atuação nas escolas estaduais indígenas no Norte do Paraná. As etapas metodológicas percorridas foram: revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo mediante questionários e entrevistas com roteiro semiestruturado. O presente trabalho apresenta como principais resultados a identificação e a análise de aspectos que legitimam e contradizem a carta de anuência, tais como a garantia de profissionais indígenas na escola e a existência de relações faccionais e de conflitos existentes nos territórios indígenas. Os sujeitos da pesquisa sinalizam, ainda, a necessária proposta de um concurso público específico para professores indígenas.
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