O Poder Judiciário e o Serviço Social na judicialização da política e da questão social

Autores

  • Vânia Morales Sierra UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v16i34.13058

Palavras-chave:

Poder Judiciário, Serviço Social, Judicialização

Resumo

Este ensaio tem por objetivo apresentar a evolução do Poder Judiciário no Brasil e analisar o fenômeno da judicialização da política e da questão social, a partir do estudo sobre a importância do Poder Judiciário na consecução dos direitos de cidadania. A fim de compreender o processo que desencadeou o fenômeno da judicialização da política e da questão social, será apresentada uma síntese da história da formação do Poder Judiciário no Brasil. Em seguida, será feita uma
análise da expansão do Poder Judiciário e do Serviço Social Judicial como parte do processo de judicialização da política e da questão social. Tal estudo se mostra relevante para o Serviço Social, visto que as políticas sociais são embasadas nas legislações sociais, elaboradas no objetivo da cidadania, tendo o assistente social como um profissional indispensável na consecução desses direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Morales Sierra, UnB

Socióloga, professora doutora da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Pertence ao Departamento de Política Social e é docente do quadro permanente do curso de PóS-Graduação em Serviço Social da UERJ.

Referências

AGUINSKI, B. G.; ALENCASTRO, E. H. Judicialização da questão social: rebatimentos nos processos de trabalho dos assistentes sociais no Poder Judiciário. Revista Katálysis, v. 9, n. 1, 2006.

ALVES, Manoela Magalhães. A judicialização na assistência farmacêutica e os princípios do Sistema Único de Saúde. Dissertação de Mestrado. Campos dos Goytacazes: UENF, 2013, mimeo.

ARANTES, Rogério Bastos. O Judiciário entre a justiça e a política. In: AVELAR, Lucia; CINTRA, Antonio Octávio (orgs.). Sistema político brasileiro ”“ uma introdução. São Paulo: Unesp, 2004.

ARAUJO, Gisele Silva Araujo. A judicialização da política: as possibilidades da democracia para além do monismo político identitário. In: O Estado Democrático de Direito em questão: teorias críticas da judicialização da política. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

ASSUMPÇÃO, Maria Clara. “Questão Social” e direito na sociedade capitalista: um estudo sobre a judicialização do acesso ao Benefício da Prestação Continuada. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Uerj, 2012, mimeo.

BARROSO, Luis Roberto. Da falta de efetividade à judicialização excessiva: direito à saúde, fornecimento gratuito de medicamentos e parâmetros para a atuação judicial. Interesse Público, n. 46, nov.-dez./2007.

CAPPELLETTI, Mauro. Juízes irresponsáveis? Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris, 1989.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 3. ed. Rio de Janeiro, 2002.

CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque. Campinas, SP: Unicamp, 2008, 2. reimp. da 2. ed., 2001.

COMPARATO, Fábio Konder. O Poder Judiciário no regime democrático. Estudos Avançados, 18 (51), 2004.

FARIA, José Eduardo. O sistema brasileiro de justiça: experiência recente e futuros desafios. Estudos Avançados, 18(51), 2004.

FIGUEIREDO, Natalia da Silva. A judicialização dos conflitos com crianças e adolescentes atendidos por Programas de Acolhimento Institucional Integral no município de São Gonçalo. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Uerj, 2012, mimeo.

GARAPON, Antoine. O juiz e a democracia. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

GOMES, Angela de Castro; PESSANHA, Elina da Fonte; MOREL, Regina de Moraes. Perfil da magistratura do trabalho no Brasil. In: GOMES, Angela de Castro (coord.). Direitos e cidadania: justiça, poder e mídia. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

JUNQUEIRA, Eliana Botelho. Acesso à justiça: um olhar retrospectivo. Estudos Históricos, n. 18, 1996.

LEAL, Vitor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do serviço social frente à crise contemporânea. In: Capacitação em serviço social e política social. Módulo I ”“ Crise contemporânea, questão social e Serviço Social. Brasília: CFess/ Abepss/Cead/UnB, 1999.

REIS, Josélia Ferreira dos. Nos caminhos da judicialização ”“ um estudo sobre e a demanda judicial pelo Benefício de Prestação Continuada. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFF, 2010.

SADECK, Maria Tereza. Judiciário: mudanças e reformas. Estudos Avançados, 18 (51), 2004.

SALVADOR, Evilásio. Crise do capital e o socorro do fundo público. In: BOSCHETTI, Ivanete; BEHRING, Elaine; SANTOS, Silvana Mara de Moraes dos; MIOTO, Regina Célia Tamaso (orgs.). Capitalismo em crise: política social e direitos. São Paulo: Cortez, 2010.

SERRA, Marco Alexandre de Souza. Economia política da pena. Rio de Janeiro: Revan, 2009.

SILVA, Naiane Louback da. A judicialização do Benefício de Prestação Continuada da assistência social. Serviço Social e Sociedade, n. 111, jul.-set./2012.

SIERRA, Vânia Morales. A judicialização da política no Brasil e a atuação do assistente social na justiça. Katálysis, v. 14, n. 2, 2011.

SOUZA, Marcos Francisco de. A participação do assistente social na judicialização dos conflitos sociais. Ser Social, n. 19, p. 59-83, jul.-dez./2006.

TATE, C. Neal; VALLINDER, Torbjorn. The global expansion os judicial power. New York: New York University Press and London, 1995.

VIANNA, Luiz Werneck et al. A judicialização da política e das relações sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

VIANNA, Luiz Werneck; BURGOS, Marcelo Bauman; SALLES, Paula Martins. Dezessete anos de judicialização da política. Tempo Social, v. 19, n. 2, 2007.

VIANA, Oliveira. Populações meridionais do Brasil. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra/Governo do Estado do Rio de Janeiro/UFF, 1973.

ZAFARONI, E. R. Poder Judiciário: crise, acertos e desacertos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.

Downloads

Publicado

12-09-2014

Como Citar

SIERRA, Vânia Morales. O Poder Judiciário e o Serviço Social na judicialização da política e da questão social. SER Social, Brasília, v. 16, n. 34, p. 30, 2014. DOI: 10.26512/ser_social.v16i34.13058. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13058. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos - Temáticos