Democracia e qualidade:

as consequências da ditadura militar ao sistema educacional, na frágil transição democrática brasileira

Autores

  • Silvana Aparecida de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v17i36.13415

Palavras-chave:

democracia, educação, ditadura militar, transição democrática

Resumo

Trata-se de estudo de natureza conceitual e teórica que analisa as características e consequências da ditadura militar para a educação brasileira, marcada pelo estabelecimento de relações de controle que vão desde o conteúdo curricular até a forma de escolha do gestor escolar e mesmo a arquitetura dos prédios, organizados para o controle das pessoas. Além disso, passou-se a ter estímulo à expansão do setor privado na oferta educacional, renúncia fiscal, criando-se a dedução no Imposto de Renda da mensalidade em escolas privadas, reposicionando a relação entre o setor público e o setor privado na oferta educacional. Após a reabertura política, a frágil transição democrática realizada no país fez com que o atual sistema educacional arrastasse consigo características de organização dos espaços, dos tempos, e das relações entre estudantes e professores e mesmo da comunidade com o corpo de trabalhadores das instituições escolares, que dificultam ou impedem a democratização do sistema.

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Biografia do Autor

Silvana Aparecida de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Professora do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras-PPGSCF, da Unioeste-campus de Foz do Iguaçu

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Publicado

07-11-2015

Como Citar

SOUZA, Silvana Aparecida de. Democracia e qualidade:: as consequências da ditadura militar ao sistema educacional, na frágil transição democrática brasileira. SER Social, Brasília, v. 17, n. 36, p. 49, 2015. DOI: 10.26512/ser_social.v17i36.13415. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13415. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos - Temáticos

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