Justiça e Educação:
a interface entre o projeto ético-político e a atuação do assistente social na Justiça Restaurativa
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v14i30.12829Palavras-chave:
Cidadania, Política Social, Seguridade SocialResumo
Este artigo relata uma experiência vivenciada pela equipe técnica de Serviço Social,iniciada em 2006, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mais especificamente no Fórum das Varas Especiais da Infância e Juventude da Capital. Trata-se do projeto de Justiça Restaurativa, uma parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo e o Poder Judiciário. Dessa parceria nasceu o projeto-piloto Justiça e Educação em Heliópolis e Guarulhos: parceria para a cidadania.
O projeto intitulado Justiça Restaurativa visa resolver situações de conflitos que acontecem no ambiente escolar, como desacato, injúria, ameaça e outras transgressões equivalentes a baixo potencial ofensivo que acontecem entre professores e alunos, e entre os próprios alunos, objetivando restabelecer o sentido da segurança, o senso de justiça e dignidade, bem como a responsabilização do ofensor pelos danos causados e a consideração com a vítima em suas necessidades desencadeadas pelos conflitos, ou seja, a reparação dos danos.
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