Justiça e Educação:

a interface entre o projeto ético-político e a atuação do assistente social na Justiça Restaurativa

Autores

  • Cilene Silvia Terra Tribunal de Justiça de São Paulo
  • Maria Raimunda Chagas Vargas Rodrigues Tribunal de Justiça de São Paulo e Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v14i30.12829

Palavras-chave:

Cidadania, Política Social, Seguridade Social

Resumo

Este artigo relata uma experiência vivenciada pela equipe técnica de Serviço Social,iniciada em 2006, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mais especificamente no Fórum das Varas Especiais da Infância e Juventude da Capital. Trata-se do projeto de Justiça Restaurativa, uma parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo e o Poder Judiciário. Dessa parceria nasceu o projeto-piloto Justiça e Educação em Heliópolis e Guarulhos: parceria para a cidadania.

O projeto intitulado Justiça Restaurativa visa resolver situações de conflitos que acontecem no ambiente escolar, como desacato, injúria, ameaça e outras transgressões equivalentes a baixo potencial ofensivo que acontecem entre professores e alunos, e entre os próprios alunos, objetivando restabelecer o sentido da segurança, o senso de justiça e dignidade, bem como a responsabilização do ofensor pelos danos causados e a consideração com a vítima em suas necessidades desencadeadas pelos conflitos, ou seja, a reparação dos danos.

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Biografia do Autor

Cilene Silvia Terra, Tribunal de Justiça de São Paulo

Assistente social - chefe da equipe técnica do Tribunal de Justiça de São Paulo. Especialista em Serviço Social, Direitos Sociais e Competências Profissionais.

Maria Raimunda Chagas Vargas Rodrigues, Tribunal de Justiça de São Paulo e Universidade Cruzeiro do Sul

Professora Doutura em Serviço Social pela PUC-SP,  Assistente Social Judiciário- Fórum das Varas Especiais da Infância e Juventude de São Paulo-SP, Professora e Pesquisadora da Universidade Cruzeiro do Sul -SP

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Publicado

06-09-2012

Como Citar

TERRA, Cilene Silvia; RODRIGUES, Maria Raimunda Chagas Vargas. Justiça e Educação:: a interface entre o projeto ético-político e a atuação do assistente social na Justiça Restaurativa. SER Social, Brasília, v. 14, n. 30, p. 76–97, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v14i30.12829. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12829. Acesso em: 22 dez. 2024.

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