Assistente Social nas Escolas:

Crianças Interlocutoras do Debate

Autores

  • Maria Socorro Sanches Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v14i30.12827

Palavras-chave:

assistente social, educação, escola, participação, crianças

Resumo

Resumo: O debate sobre a inserção de assistentes sociais nas escolas públicas vem afirmando a necessidade de atuação multiprofissional na política educacional que responda às novas demandas ampliadoras da participação social na escola. São questões emergentes que extrapolam o campo pedagógico das licenciaturas no âmbito da escola. Como contribuição a esse movimento, apresentamos neste artigo os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), a qual, por meio do estudo de caso, investigou como crianças, usuárias da escola pública, integravam-se neste serviço a partir da análise do direito de participação nas questões que lhes dizem respeito. Para isso, analisamos as representações de criança e de infância presentes em duas escolas de periferia. Ao inventariar os achados, encontramos as lacunas e contradições nesse debate que, a nosso ver, sinalizam a importância do diálogo do assistente social com os diversos agentes envolvidos com a escola na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Maria Socorro Sanches, Universidade Federal do Pará

Mestre em Srviço Social pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará

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Publicado

09/06/2012

Como Citar

SANCHES, Maria Socorro. Assistente Social nas Escolas:: Crianças Interlocutoras do Debate. SER Social, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 48–75, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v14i30.12827. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12827. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos