Assistente Social nas Escolas:
Crianças Interlocutoras do Debate
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v14i30.12827Palavras-chave:
assistente social, educação, escola, participação, criançasResumo
Resumo: O debate sobre a inserção de assistentes sociais nas escolas públicas vem afirmando a necessidade de atuação multiprofissional na política educacional que responda à s novas demandas ampliadoras da participação social na escola. São questões emergentes que extrapolam o campo pedagógico das licenciaturas no âmbito da escola. Como contribuição a esse movimento, apresentamos neste artigo os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), a qual, por meio do estudo de caso, investigou como crianças, usuárias da escola pública, integravam-se neste serviço a partir da análise do direito de participação nas questões que lhes dizem respeito. Para isso, analisamos as representações de criança e de infância presentes em duas escolas de periferia. Ao inventariar os achados, encontramos as lacunas e contradições nesse debate que, a nosso ver, sinalizam a importância do diálogo do assistente social com os diversos agentes envolvidos com a escola na contemporaneidade.
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