A sutil fronteira entre inclusão e exclusão no âmbito da educação inclusiva

Autores

  • Josilene Barbosa do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v13i29.12670

Palavras-chave:

educação inclusiva, Política Nacional de Educação Especial, relação inclusão/exclusão, alteridade

Resumo

O texto procura refletir, inicialmente, noções de alteridade e diferença, relacionando-as aos sujeitos deficientes, aos portadores de transtornos globais do desenvolvimento ou de altas habilidades/superdotação. Posteriormente, abordaremos a perspectiva da educação e da escola inclusiva, pautada na Política Nacional de Educação Especial. Nesse sentido, a inclusão escolar trata, especificamente, da ideia de que todas as escolas devem abrir suas portas para receber os deficientes, os portadores de transtornos globais do desenvolvimento ou de altas habilidades/superdotação, considerados especiais, diferentes. Finalmente, iremos problematizar exatamente esse tipo de inclusão, apontando que intenções de inclusão podem, ao contrário de incluir, legitimar a exclusão.  

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Biografia do Autor

Josilene Barbosa do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Assistente Social. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

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Publicado

07-03-2012

Como Citar

NASCIMENTO, Josilene Barbosa do. A sutil fronteira entre inclusão e exclusão no âmbito da educação inclusiva. SER Social, Brasília, v. 13, n. 29, p. 172–194, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v13i29.12670. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12670. Acesso em: 26 dez. 2024.

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