Gigantes da internet e práticas fiscais desleais

Autori

  • Ludovic Ayrault

DOI:

https://doi.org/10.26512/lstr.v10i1.21502

Parole chiave:

Gigantes da internet. Planejamento tributário. Brechas fiscais. Jurisdições fiscais complacentes. Transparência das corporações.

Abstract

Propósito ”“ O artigo analisa o problema das práticas fiscais desleais de planejamento tributário das grandes corporações da Internet no que se refere às diversas formas de evitar o cumprimento de normas jurídicas tributárias nacionais. Ele analisa dois tipos de brechas fiscais: nexo de relação fiscal e base territorial tributária. Diante da avaliação dos dois conjuntos de problemas, o artigo oferece respostas para o seu enfrentamento.
Metodologia ”“ O artigo analisa o problema com base na legislação tributária francesa, em contraste com fontes internacionais da OCDE ”“ Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ”“ e de outros países, como Estados Unidos da América e Irlanda. Além da apreciação jurídica, são analisados relatórios e casos.
Resultados ”“ No que se refere às falhas de legislação, mostra-se a “relação territorial” e o “preço de transferência” como os principais elementos para o debate sobre a elisão fiscal. Em relação às formas de enfrentamento de práticas desleais, encontram-se a luta contra jurisdições fiscais complacentes bem como a exigência de transparência sobre as empresas, com obrigações de informação.
Implicações práticas ”“ Permite-se esclarecer, assim, o comportamento fiscal adotado pelas empresas gigantes da Internet, bem como as possíveis formas de enfrentamento dessas práticas desleais, com base no contexto europeu.

Originalidade ”“ A originalidade se dá justamente em problematizar o comportamento fiscal de grandes corporações da Internet e elucidar os meios possíveis para tentar coibir as práticas desleais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Ludovic Ayrault

Professor Titular (Professeur Agregé) da École de Droit de la Sorbonne (Université Panthéon-Sorbonne, Paris 1), na qual co-dirige o departamento “Sorbonne Fiscalité” do Institut de Recherches Juridiques de la Sorbonne (IRJS) e dirige o Master 2 de Direito Tributário (Droit fiscal). É coautor do “Manuel de Droit Fiscal Général” (Lexis-Nexis), em conjunto com Jean Lamarque e Olivier Négrin.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-05-14

Come citare

AYRAULT, Ludovic. Gigantes da internet e práticas fiscais desleais. Law, State and Telecommunications Review, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 109–124, 2018. DOI: 10.26512/lstr.v10i1.21502. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RDET/article/view/21502. Acesso em: 15 mag. 2024.