Gigantes da internet e práticas fiscais desleais

Autores

  • Ludovic Ayrault

DOI:

https://doi.org/10.26512/lstr.v10i1.21502

Palavras-chave:

Gigantes da internet. Planejamento tributário. Brechas fiscais. Jurisdições fiscais complacentes. Transparência das corporações.

Resumo

Propósito ”“ O artigo analisa o problema das práticas fiscais desleais de planejamento tributário das grandes corporações da Internet no que se refere às diversas formas de evitar o cumprimento de normas jurídicas tributárias nacionais. Ele analisa dois tipos de brechas fiscais: nexo de relação fiscal e base territorial tributária. Diante da avaliação dos dois conjuntos de problemas, o artigo oferece respostas para o seu enfrentamento.
Metodologia ”“ O artigo analisa o problema com base na legislação tributária francesa, em contraste com fontes internacionais da OCDE ”“ Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ”“ e de outros países, como Estados Unidos da América e Irlanda. Além da apreciação jurídica, são analisados relatórios e casos.
Resultados ”“ No que se refere às falhas de legislação, mostra-se a “relação territorial” e o “preço de transferência” como os principais elementos para o debate sobre a elisão fiscal. Em relação às formas de enfrentamento de práticas desleais, encontram-se a luta contra jurisdições fiscais complacentes bem como a exigência de transparência sobre as empresas, com obrigações de informação.
Implicações práticas ”“ Permite-se esclarecer, assim, o comportamento fiscal adotado pelas empresas gigantes da Internet, bem como as possíveis formas de enfrentamento dessas práticas desleais, com base no contexto europeu.

Originalidade ”“ A originalidade se dá justamente em problematizar o comportamento fiscal de grandes corporações da Internet e elucidar os meios possíveis para tentar coibir as práticas desleais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludovic Ayrault

Professor Titular (Professeur Agregé) da École de Droit de la Sorbonne (Université Panthéon-Sorbonne, Paris 1), na qual co-dirige o departamento “Sorbonne Fiscalité” do Institut de Recherches Juridiques de la Sorbonne (IRJS) e dirige o Master 2 de Direito Tributário (Droit fiscal). É coautor do “Manuel de Droit Fiscal Général” (Lexis-Nexis), em conjunto com Jean Lamarque e Olivier Négrin.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

AYRAULT, Ludovic. Gigantes da internet e práticas fiscais desleais. Revista de Direito, Estado e Telecomunicações, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 109–124, 2018. DOI: 10.26512/lstr.v10i1.21502. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RDET/article/view/21502. Acesso em: 15 maio. 2024.