A Anatel como ferramenta republicana na internalização de normas internacionais

Autor/innen

  • Artur Coimbra de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26512/lstr.v4i1.21576

Schlagworte:

republicanismo, regulação, telecomunicações, direito internacional, Brasil

Abstract

O surgimento das agências reguladoras no Brasil ”“ e a atividade regulatória desempenhada por elas ”“ colaborou com um movimento histórico de deslocamento do centro de legitimação das políticas públicas setoriais do Poder Legislativo para o Poder Executivo. Isso foi acompanhado por uma maior abertura democrática das agências em seu processo de produção normativa. Entretanto, após o movimento de reforma do Estado dos anos 1990, uma parte das políticas parece ainda não ter encontrado no Poder Executivo meio suficiente de legitimação: as normas e pseudonormas setoriais produzidas no âmbito internacional. Afirma-se isso com base na filosofia republicana, que se afere estar na base das instituições do Estado moderno, e mediante a análise da regulação dos serviços de telecomunicações, a forma como esse setor regulamenta o seu relacionamento normativo com o ambiente internacional e como ele, de fato, ingere e deglute as normas administrativas internacionais. Como resultado, observa-se que o setor de telecomunicações dispõe de instituições republicanas de participação social em seus processos normativos que se aplicam, de maneira geral, à transposição de normas internacionais para o direito interno. No entanto, pode ser verificado que, em certos casos, a abordagem dessas normas pelo setor ainda retém incoerências, além de carecer de etapas que alinhem o processo de internalização à ideia neorrepublicana de democracia contestatória, deliberativa ou participativa.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Artur Coimbra de Oliveira

Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Procurador Federal. Diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações do Brasil.

Literaturhinweise

AGUILLAR, Fernando Herren. Direito econômico e globalização. In: Direito global, por Carlos Ari SUNDFELD e Oscar Vilhena VIEIRA, 269-78. São Paulo: Max Limonad, 1999.
AMAN JR., Alfred C. Globalization, democracy, and the need for a new Administrative Law. In: UCLA Law Review, 2002: 1687-716.
ARAGÃO, Alexandre Santos de. O poder normativo das agências reguladoras independentes e o Estado Democrático de Direito. In: Revista de Informação Legislativa, outubro/dezembro de 2000: 275-99.
AβMANN, Eberhard Schmidt. The internationalization of administrative relations as a challenge for Administrative Law scholarship. In: German Law Review, 2008: 2061-79.
BELLAMY, Richard. Republicanism, democracy, and constitutionalism. In: Republicanism and Political Theory, por Cécile LABORDE e John MAYNOR, 159-89. Malden: Blackwell Publishing, 2008.
BINENBOJM, Gustavo. Monismo e dualismo no Brasil: uma dicotomia afinal irrelevante. In: Revista Forense, abril/maio/junho de 2000: 39-48.
BRASIL. Ministério das Comunicações. Caderno da 1ª Confecom (Conferência Nacional de Comunicação). Brasília: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, 2010.
BURKE, Peter. A Revolução Francesa da Historiografia: a Escola dos Annales (1929-1989). São Paulo: Unesp, 2003.
CAMPILONGO, Celso Fernandes. Teoria do direito e globalização econômica. In: Direito global, por Carlos Ari SUNDFELD e Oscar Vilhena VIEIRA, 77-92. São Paulo: Max Limonad, 1999.
CASSESE, Sabino. Administrative Law without the State? The challenge of global regulation. In: International Law and Politics, 2005: 663-94.
CHARNOVITZ, Steve. The emergence of democratic participation in global governance (Paris, 1919). In: Indiana Journal of Global Legal Studies, inverno de 2003: 45-77.
COLLINS, Katherine. International accounting rate reform: the role of international organizations and implications for developing countries. In: Law & Policy in International Business, 2000: 1077-92.
COWHEY, Peter F. The international telecommunications regime: the political roots of regimes for high technology. In: International Organization, primavera de 1990: 169-99.
DELBRÜCK, Jost. Exercising public authority beyond the state: transnational democracy and/or alternative legitimation strategies? In: Indiana Journal of Global Legal Studies, inverno de 2003: 29-43.
DIVER, Colin S. Policymaking paradigms in Administrative Law. In: Harvard Law Review, dezembro de 1981: 393-434.
GUERMAZI, Boutheina. The GATS agreement on basic telecommunications: a developing country perspective. In: Governing global electronic networks: international perspectives on policy and power, por William J. DRAKE e Ernest J. WILSON III, 187-230. Cambridge: The MIT Press, 2008.
JAYAKAR, Krishna. Globalization and the legitimacy of international telecommunications standard-setting organizations. In: Indiana Journal of Global Legal Studies, 1998: 711-38.
KELLEY, Thomas. Beyond the Washington Consensus and New Institutionalism: What is the Future of Law and Development? In: North Carolina Journal of International Law and Commercial Regulation, 2010: 539-54.
KINNEY, Eleanor D. The emerging field of International Administrative Law: its content and potential. In: Administrative Law Review, 2002: 415-34.
LAENDER, Gabriel Boavista. A separação de poderes e o processo de institucionalização das agências reguladoras de telecomunicações nos EUA e no Brasil. Brasília: Faculdade de Direito, Universidade de Brasília - Dissertação (Mestrado em Direito), 2009.
LIMA, Venício A. de. Coronelismo eletrônico na radiodifusão educativa. In: Observatório da Imprensa. 12 de junho de 2007. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=437IPB002 (acesso em 15 de março de 2011).
LUNEBURG, William V. Civic republicanism, the First Ammendment, and Executive branch policymaking. In: Administrative Law Review, verão de 1991: 367-410.
MACLEAN, Don. Sovereign right and the dynamics of power in the ITU: lessons in the quest for inclusive global governance. In: Governing global electronic networks: international perspectives on policy and power, por William J. DRAKE e Ernest J. WILSON III, 83-126. Cambridge: The MIT Press, 2008.
MACLEAN, Don, David SOUTER, James DEANE, e Sarah LILLEY. Louder voices: strengthening developing country participation in international ICT decision-making. Londres: Commonwealth Telecommunications Organisation/Panos London, 2002.
MAYNOR, John W. Modern republican democratic contestation. In: Republicanism in theory and practice, por Iseult HONOHAN e Jeremy JENNINGS, 125-38. Oxfordshire: Routledge, 2006.
””. Republicanism in the modern world. Cambridge: Polity Press, 2003.
MEDEIROS, Gierck Guimarães. Origem das agências reguladoras no Brasil. In: Direito das telecomunicações: estrutura institucional regulatória e infra-estrutura das telecomunicações no Brasil, Márcio Iorio Aranha (org.), 29-79. Brasília: Universidade de Brasília, 2005.
MORAVCSIK, Andrew. Is there a 'democratic deficit' in world politics? A framework for analysis. In: Government and Opposition, abril de 2004: 336-63.
MOREIRAS, Antonio M., e Demi GETSCHKO. Os Pontos de Troca de Tráfego, o PTTMetro e a Internet brasileira. Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações. 25 de outubro de 2008. http://www.ceptro.br/pub/CEPTRO/PalestrasPublicacoes/PTT-semanatec.pdf (acesso em 27 de março de 2011).
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Construindo o Estado republicano: democracia e reforma da gestão pública. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
PETTIT, Philip. Republicanism: a theory of freedom and government. Oxford: Oxford University Press, 1997.
PRATA, José, Nirlando BEIRÃO, e Teiji TOMIOKA. Sérgio Motta: o trator em ação. São Paulo: Geração Editorial, 1999.
REZEK, Francisco. Direito internacional público. 10ª ed., São Paulo: Saraiva, 2005.
SCHEUERMAN, William E. Is republican regulatory law the answer to globalization? In: University of Toronto Law Journal, 2002: 301-11.
SCHWARZMANTEL, John. Republican theory and democratic transformation. In: Republicanism in theory and practice, por Iseult HONOHAN e Jeremy JENNINGS, 140-53. Oxfordshire: Routledge, 2006.
SEIDENFELD, Mark. A civic republican justification for the bureaucratic State. In: Harvard Law Review, 1992: 1511-76.
SOUTER, David. “Louder Voices” and the international debate on developing country participation in ICT decision making. In: Governing global electronic networks: international perspectives on policy and power, por William J. DRAKE e Ernest J. WILSON III, 429-62. Cambridge: The MIT Press, 2008.
SOUTO, Marcos Juruena Villela. Direito administrativo regulatório. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.
SUNDFELD, Carlos Ari. A Administração Pública na era do direito global. In: Direito global, por Carlos Ari SUNDFELD e Oscar Vilhena VIEIRA, 157-68. São Paulo: Max Limonad, 1999.
SUNDFELD, Carlos Ari. Introdução às agências reguladoras. In: Direito administrativo econômico, por Carlos Ari SUNDFELD, 17-38. São Paulo: Malheiros, 2006.
SUNDFELD, Carlos Ari. Processo e procedimento administrativo no Brasil. In: As leis de processo administrativo, por Carlos Ari SUNDFELD e Guillermo Andrés MUÑOZ, 17-36. São Paulo: Malheiros, 2006.
SUNSTEIN, Cass. Beyond the Republican Revival. In: Yale Law Journal, 1987-1988: 1539-90.
TCHIKAYA, Blaise. Le droit international des télécommunications. Paris: Presses Universitaires de France, 1998.
TRIPATHI, Surya Mani, Anshu Pratap SINGH, e Dipa DUBE. Internet governance: a developing nation's call for administrative legal reform. In: International Journal of Legal Information, 2009: 368-84.
União Internacional de Telecomunicações. Are poor countries subsidizing the rich? International Telecommunications Union. 2005. http://www.itu.int/itunews/manager/display.asp?lang=en&year=2005&issue=03&ipage=interconnectiv-poor& (acesso em 27 de março de 2011).
_____. IMT-2000 project: what is IMT-2000. Internacional Telecommunications Union. 2001-2002. http://www.itu.int/osg/imt-project/docs/What_is_IMT2000-2.pdf (acesso em 25 de março de 2011).
_____. ITU's History. 10 de fevereiro de 2010. http://www.itu.int/en/history/overview/Pages/history.aspx (acesso em 1º de março de 2011).
_____. ITU-T guide for beginners. 2ª ed. Genebra, 2005.
_____. Recomendação UIT-T D.50. Genebra, 2008.
_____. Setor de Radiocomunicações. CPM Report on technical, operational and regulatory/procedural matters to be considered by the 2007 World Radiocommunication Conference. Documento preparatório para a Conferência Mundial de Radiocomunicação, Genebra, 2007.
_____. Setor de Radiocomunicações. Final acts of the World Radiocommunication Conference (WRC-07). Relatório final da Conferência Mundial de Radiocomunicação de 2007, Genebra, 2008.
_____. Recomendação UIT-R M.1036-3. Genebra, 2007
VIEIRA, Oscar Vilhena. Realinhamento constitucional. In: Direito global, por Carlos Ari SUNDFELD e Oscar Vilhena VIEIRA, 15-48. São Paulo: Max Limonad, 1999.
WOODWARD, Barbara K. Global civil society and International Law in global governance: some contemporary issues. In: International Community Law Review, 2006: 247-355.
ZICCARDI, Piero. Evolução e perspectivas da escola italiana de direito internacional no século XX. In: Estudos jurídicos e políticos, dezembro de 2005: 203-27.

Veröffentlicht

2012-05-14

Zitationsvorschlag

OLIVEIRA, Artur Coimbra de. A Anatel como ferramenta republicana na internalização de normas internacionais. Law, State and Telecommunications Review, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 83–136, 2012. DOI: 10.26512/lstr.v4i1.21576. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RDET/article/view/21576. Acesso em: 17 juli. 2024.