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Ä€lãp indiano e Dạo vietnamita

um estudo sobre o ensino da criatividade individual

Autores

Palavras-chave:

Música clássica do norte da Índia, Música do Vietnã do Sul, Análise de conhecimento, Transmissão de criatividade, Comunicação dentro de conjuntos musicais

Resumo

Neste estudo, a transmissão de alguns elementos essenciais na tradição musical de dois lugares distintos da Ásia, a Índia e o Vietname, é tida como uma metáfora a ser aplicada à análise cultural e social de forma a permitir uma melhor compreensão de como a criatividade é ensinada e culturalmente estabelecida. A música indiana se afirma como uma ciência centrada no guru. O processo de transmissão do conhecimento é bem-sucedido enquanto o professor está satisfeito com o comportamento do aluno e sua capacidade de receber e aplicar o conhecimento. Processos semelhantes, ainda assim diferentes, podem ser observados no ensino de música na tradição sul-vietnamita. Ä€lãp faz parte da música clássica do norte da Índia, assim como o Dạo na tradição musical vietnamita. Eles criam magistralmente o modo de um Raga ou Ãiệu, respectivamente. O resultado final é uma improvisação. Individualidade e criatividade se desenvolvem em um processo de tensão entre regras e quebra de regras. Metaforicamente, existem fortes paralelos com outros assuntos relacionados à transmissão de padrões de comunicação sociais e culturais.

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Publicado

2019-12-25

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Como Citar

Jähnichen, Gisa, e Chinthaka Prageeth Meddegoda. 2019. “Ä€lãp Indiano E Dạo Vietnamita: Um Estudo Sobre O Ensino Da Criatividade Individual”. Música Em Contexto 13 (2):71-84. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/35471.

Edição

Seção

Artigos