Alap indiano e Dao vietnamita

um estudo sobre o ensino da criatividade individual

Autores

Palavras-chave:

Música clássica do norte da Índia, Música do Vietnã do Sul, Análise de conhecimento, Transmissão de criatividade, Comunicação dentro de conjuntos musicais

Resumo

Neste estudo, a transmissão de alguns elementos essenciais na tradição musical de dois lugares distintos da Ásia, a Índia e o Vietname, é tida como uma metáfora a ser aplicada à análise cultural e social de forma a permitir uma melhor compreensão de como a criatividade é ensinada e culturalmente estabelecida. A música indiana se afirma como uma ciência centrada no guru. O processo de transmissão do conhecimento é bem-sucedido enquanto o professor está satisfeito com o comportamento do aluno e sua capacidade de receber e aplicar o conhecimento. Processos semelhantes, ainda assim diferentes, podem ser observados no ensino de música na tradição sul-vietnamita. Ä€lãp faz parte da música clássica do norte da Índia, assim como o Dạo na tradição musical vietnamita. Eles criam magistralmente o modo de um Raga ou Ãiệu, respectivamente. O resultado final é uma improvisação. Individualidade e criatividade se desenvolvem em um processo de tensão entre regras e quebra de regras. Metaforicamente, existem fortes paralelos com outros assuntos relacionados à transmissão de padrões de comunicação sociais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bakhle, Janaki. 2005. Two Men and Music: Nationalism in the Making of an Indian Classical Tradition. New York: Oxford University Press.

Bhawuk, Dharm P. S. 2003. “Culture's influence on creativity: the case of Indian spirituality.” International Journal of Intercultural Relations 27, no. 1: 1-22.

Blum, Stephen, Philip V. Bohlman and Daniel M. Neuman Eds. 1993. Ethnomusicology and Modern Music History. Champaign: University of Illinois.

Goutam, Madura Ramaswami. 2001. The Musical Heritage of India. New Delhi: Munshiram Manoharlal.

Hemlin, Sven, Carl Martin Allwood and Ben R. Martin. 2004. Creative Knowledge Environments: The Influences on Creativity in Research and Innovation. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.

Holyoak, Keith James and Paul Thagard. 1995. Mental Leaps: Analogy in Creative Thought. Cambridge: MIT Press.

Kiá»u Tấn. 1993. “Tìm hiểu Ä‘iệu thức trong âm nhạc tà i tá»­ Nam Bá»™ [Understanding of Modes in South Vietnamese Ensemble Tradition].” Thang âm Ä‘iệu thức trong âm nhạc truyá»n thống má»™t số dân tá»™c miá»n Nam Việt Nam [Modal Structures in Traditional Music of Selected Communities in South Vietnam], 303-400. Ho Chi Minh City: Vietnamese Institute for Musicology.

Krishna, Anirudh. 2004. “Understanding, measuring and utilizing social capital: clarifying concepts and presenting a field application from India.” Agricultural Systems 82, no. 3: 291-305.

Jähnichen, Gisa. 2007. “Eine Geschichte von Schall und Rauch ”“ Klangliches Selbstverständnis in der ‘Musik der Talentierten’”. Musik verbindet uns. Veröffentlichungsreihe der Forschungsstelle für fränkische Volksmusik der Bezirke Mittel-, Ober- und Unterfranken vol. 62: 117-145.

Jähnichen Gisa. 1997. “Studien zu traditionellen vietnamesischen Instrumentalpraktiken des hát ả Ä‘Ã o und des ca vá»ng cổ. 2 volums.” Schriften und Dokumente zur Politik, Wirtschaft und Kultur Vietnams, no. 7. Berlin: Deutsch-Vietnamesischen Gesellschaft e.V.

Nguyen Thanh Tuyen. 2010. Knowledge Economy and Sustainable Economic Development. Berlin: De Gruyter.

Ranade, Ashok Damodar. 1998. Essays in Indian Ethnomusicology. New Delhi: Munshiram Manoharlal Publishers.

Ranade, Ashok Damodar. 2008. Perspectives on Music: Ideas and Theories. New Delhi and Chicago: Promila and Co., Publishers in Association with Bibliophile South Asia.

Rigney, Daniel. 2001. A Metaphorical Society: An Invitation to Social Theory. Lanham: Rowman and Littlefield Publishers.

Sanyal, Ritwik and Richard Widdess. 2004. Dhrupad: Tradition and Performance in Indian Music. Farnham: Ashgate.

Schippers, Huib. 2007. “The Guru Recontextualised? Perspectives on Learning North Indian Classical Music in Shifting Environments for Professional Training.” Asian Music 38, no.1: 123-138.

Sharma, Prem Lata. 2000. Indian Aesthetics and Musicology: The Art and Science of Indian Music. Varanasi: Amnaya Prakasana.

Singh, Thakur Jaideva. 1995. Indian Music. Calcutta: Sangeet Research Academy.

Tannen, Deborah.1998. The Argument Culture: Moving from Debate to Dialogue. New York: Random House.

Tilley, Christopher. 1999. Metaphor and Material Culture. Hoboken: Wiley.

Wade, Bonnie C., ed. 1993. Text, Tone, and Tune: Parameters of Music in Multicultural Perspective. New Delhi: Mohan Primlani for Oxford and IBH Publishing.

Wade, Bonnie C. 1985. Khyãl: Creativity within North India’s Classical Music Tradition. (Cambridge Studies in Ethnomusicology) XXI. Cambridge: Cambridge University Press.

Warner, Malcolm, ed. 2003. Culture and Management in Asia. London: RotledgeCurzon.

Zhu, Ying. 2003. “Culture and Management in Vietnam.” Culture and Management in Asia, edited by Malcolm Warner, 249-263. London: RoutledgeCurzon.

Downloads

Publicado

2019-12-25 — Atualizado em 2019-12-25

Versões

Como Citar

Jähnichen, Gisa, e Chinthaka Prageeth Meddegoda. 2019. “Alap Indiano E Dao Vietnamita: Um Estudo Sobre O Ensino Da Criatividade Individual”. Música Em Contexto 13 (2):71-84. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/35471.

Edição

Seção

Artigos