Da denúncia ao orgulho

Tendências e transformações temáticas e estéticas do Rap brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Rap Brasileiro, Hip-hop, Música Popular, Negritude

Resumo

O presente artigo pretende analisar as transformações que as canções de Hip Hop sofreram ao longo das últimas décadas, tanto em suas características líricas quanto estéticas. O estudo parte da premissa do enfoque na palavra nesse gênero musical, que era tida como única fonte discursiva, evitando comunicação pelo beat para possibilitar a transmissão da mensagem de denúncia sobre as violências contra populações subalternas a partir da música. Apesar de ainda haver esses mecanismos discursivos, o gênero sofreu diversas transformações, agregando também outras pautas de discurso, o que também refletiu na estética das canções. A análise será feita entre duas canções de grande alcance nacional, uma do Racionais MC’s e outra do Baco Exú do Blues, tendo em torno de 20 anos de distância entre seus respectivos lançamentos. Espera-se, por fim, desmistificar diversas concepções que ainda se fazem presente em discussões acerca do rap brasileiro.

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Biografia do Autor

João Pedro Schmidt, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Música pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e Bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual do Paraná. Possui foco em pesquisas sobre Música Popular Brasileira, canto e sonoridade na canção popular. É professor no Conservatório Belas Artes de Joinville/SC.

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Publicado

2020-05-05

Como Citar

Barth da Silva, Gabriel, e João Pedro Schmidt. 2020. “Da Denúncia Ao Orgulho: Tendências E transformações temáticas E estéticas Do Rap Brasileiro”. Música Em Contexto 13 (2):24-40. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/28202.

Edição

Seção

Artigos