Memória e identidades musicais paraenses em Luiza Camargo
Palavras-chave:
Luiza Camargo, Arquivo pessoal, Memória, IdentidadesResumo
O presente artigo apresenta recorte dos resultados da pesquisa intitulada “Memória musical paraense: Luiza Camargo”. A pesquisa tem como objetivo desenvolver investigação sobre a memória musical em Belém do Pará e contribuir com a escrita da história da música e da educação musical local. Trata-se de investigação no contexto da história da música e da educação musical, a partir de documentos encontrados no arquivo pessoal da professora, pianista e compositora paraense Luiza Camargo (1934 ”“ 2017). Por meio de estudo de um arquivo pessoal é possível reconstituir a memória e a identidade de um indivíduo e de seu grupo social. Isto porque o arquivo é uma construção de alguém sobre si mesmo e direta ou indiretamente sobre o universo no qual se insere. Os resultados aqui apresentados revelam a memória das práticas musicais e de educação musical dos contextos por onde Luiza Camargo circulou e, como efeito, suas identidades como professora, pianista e compositora. Espera-se, por meio deste escrito, colaborar para a compreensão de algumas dentre as identidades musicais locais construídas a partir de uma memória musical, em Belém do Pará.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Música em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.