Dis-moi pourquoi
Os processos de promoção da música ligeira em Belém
Palavras-chave:
Música pianística, Música impressa, Música no BrasilResumo
O presente artigo tem o objetivo de revelar os processos de promoção da música pianística em Belém durante a virada do século XX. O problema de pesquisa se apresenta através das seguintes perguntas: Como a música impressa para piano era promovida em Belém? Quais ações eram implementadas na promoção desas partituras? O artigo foca na ação de certos sujeitos, buscando os objetivos do trabalho através da análise de anúncios e artigos de jornal, assim como de partituras impressas do período. O trabalho é orientado pelo modelo de estudo da música na cultura, proposto por Alan Merriam. Concluímos que ao longo dos anos foi utilizado o termo “novidades musicais” para designar a música ligeira e o repertório de música pianística em geral, que incluía gêneros musicais em voga, tais como a valsa, a polka, e o schottisch, assim como a existência de uma rede de relacionamento entre compositores, editores e redatores de jornais, em que sujeitos cooperavam em um sistema, de certo modo, de interdependência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Música em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.