Transgressão e música

Authors

  • Hugo Leonardo Ribeiro Universidade de Brasília

Keywords:

música, etnomusicologia, contracultura, transgressão

Abstract

Este artigo faz uma revisão do termo transgressão em diversas áreas das ciências humanas e sociais com a finalidade de compreender seu significado para as artes e, principalmente, na música. Nesse contexto, são revisitadas desde as rupturas paradigmáticas da música renascentista até a chamada música contemporânea. Em seguida, ao englobar o estudo da transgressão na música popular, torna-se claro que, não sendo inseparável de seu contexto, a música associa-se a uma infinidade de elementos externos para agregar-lhe significados diversos. Dessa forma, a relação entre transgressão e música passa tanto pela necessária análise dos elementos musicais (inerentes), quanto os elementos extramusicais (delineado), identificando a coerência ou a incoerência entre a ideologia subjacente e o produto musical resultante.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Hugo Leonardo Ribeiro, Universidade de Brasília

Doutor em Música (Etnomusicologia) pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em etnomusicologia e graduação em Música - Composição e Regência pela mesma instituição. Atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília. Publicou os livros "As Taieiras" (2008) e "Da Fúria à Melancolia" (2010). São áreas de atuação e interesse: composição, etnomusicologia, educação musical, e como instrumentista (guitarra, violão, viola). http://lattes.cnpq.br/0460222492516762

Published

2013-12-10

How to Cite

Ribeiro, Hugo Leonardo. 2013. “Transgressão E Música”. Música Em Contexto 5 (1):61-90. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11073.

Issue

Section

Artigos Científicos - linha C