Musicalização, psicomotricidade e capoeira

uma proposta de intervenção

Autores

Palavras-chave:

Musicalização, Psicomotricidade, Capoeira

Resumo

O presente artigo trata sobre possíveis interações entre movimento e música ”“ psicomotricidade e musicalização ”“ partindo da imersão no universo da capoeira e culminando na composição de uma proposta de intervenção. Para a realização dessa intervenção foi descrito como as aulas deveriam ocorrer, seguido da descrição de como desenvolver os jogos e brincadeiras durante a aula. Por fim, foi explicado como as atividades poderiam ser avaliadas para identificar se os objetivos foram alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pamplona Baccino, Universidade Federal do Pará

Me., atualmente trabalha no Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da UFRA. Na licenciatura em História fez Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a importância de biografias para o entendimento da realidade. No curso de Educação Física (na UEPA) seu TCC tratou sobre o ensino da capoeira nas escolas. Fez especialização em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Por meio da educação patrimonial elaborou proposta de ensino de toques de berimbau da capoeira. Já no Curso de Mestrado em Artes na UFPA, desenvolveu pesquisa em etnomusicologia com o título Berimbau na ARUÃ Capoeira de Belém do Pará: contexto, toques, cantigas, execução e transmissão. É membro da International Society for Music Education, professor de capoeira e autor do livro “Ensino Escolar da Capoeira: temas básicos e atividades” pela editora SantMel.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Baccino, Marcelo Pamplona. 2019. “Musicalização, Psicomotricidade E Capoeira: Uma Proposta De intervenção”. Música Em Contexto 13 (1):138-49. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/26593.

Edição

Seção

Artigos