Transgressão e música

Autores/as

  • Hugo Leonardo Ribeiro Universidade de Brasília

Palabras clave:

música, etnomusicologia, contracultura, transgressão

Resumen

Este artigo faz uma revisão do termo transgressão em diversas áreas das ciências humanas e sociais com a finalidade de compreender seu significado para as artes e, principalmente, na música. Nesse contexto, são revisitadas desde as rupturas paradigmáticas da música renascentista até a chamada música contemporânea. Em seguida, ao englobar o estudo da transgressão na música popular, torna-se claro que, não sendo inseparável de seu contexto, a música associa-se a uma infinidade de elementos externos para agregar-lhe significados diversos. Dessa forma, a relação entre transgressão e música passa tanto pela necessária análise dos elementos musicais (inerentes), quanto os elementos extramusicais (delineado), identificando a coerência ou a incoerência entre a ideologia subjacente e o produto musical resultante.

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Biografía del autor/a

Hugo Leonardo Ribeiro, Universidade de Brasília

Doutor em Música (Etnomusicologia) pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em etnomusicologia e graduação em Música - Composição e Regência pela mesma instituição. Atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília. Publicou os livros "As Taieiras" (2008) e "Da Fúria à Melancolia" (2010). São áreas de atuação e interesse: composição, etnomusicologia, educação musical, e como instrumentista (guitarra, violão, viola). http://lattes.cnpq.br/0460222492516762

Publicado

2013-12-10

Cómo citar

Ribeiro, Hugo Leonardo. 2013. «Transgressão E Música». Música Em Contexto 5 (1):61-90. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11073.

Número

Sección

Artigos Científicos - linha C