O ensino de integração regional latino e sul-americana pelo mote “Nuestro norte es el sur”: uma abordagem pós-colonial/ decolonial da temática a partir do contato com a arte de Torres García

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20889/M47e19001

Palavras-chave:

Integração Regional; América do Sul; Torres García; Pós- -colonialismo/Decolonialismo., Integração Regional, América do Sul, Torres Garcia, Pós-Colonialismo, Decolonialismo

Resumo

Na América do Sul, a integração regional apresenta profusão de iniciativas sobrepostas. Para perquirir o porquê disso, propõe-se abordagem pós-colonial/decolonial ao ensino do tema em Relações Internacionais, a partir da arte de Torres García, o qual sustentava, com a frase “nuestro norte es el sur”, a necessidade de se alterar as relações de poder norte-sul. Assim, visa-se a formar sujeitos críticos, repensando o lugar sul-americano no mundo.

Downloads

Biografia do Autor

Joseli Fiorin Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Curso de Relações Internacionais, Santa Vitória do Palmar ”“ RS, Brazil.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Gomes, Joseli Fiorin. 2018. “O Ensino De integração Regional Latino E Sul-Americana Pelo Mote ‘Nuestro Norte Es El sur’: Uma Abordagem pós-Colonial Decolonial Da temática a Partir Do Contato Com a Arte De Torres García”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 19 (abril). https://doi.org/10.20889/M47e19001.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.